Mais
×

Projetos sobre macacos para a educação infantil

Os alunos da pré-escola gostam de atividades temáticas, então, pais e professores podem criar atividades que ajudem os alunos a aprenderem sobre macacos e suas características. Se possível, decore a sala com imagens de macacos, e peça que os alunos coloram as figuras para decorar. Adapte as atividades de acordo com o nível de atenção e habilidades dos alunos.

Peça que as crianças desenhem algumas características de macacos para usar em uma tabela de comparação com humanos (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Como somos parecidos

Os alunos da pré-escola estão aprendendo as semelhanças e diferenças entre as coisas. Devido ao fato de humanos e macacos serem ambos mamíferos, ajude-os a fazer uma tabela que mostre as diferenças e semelhanças. Com a turma, crie uma tabela que apresente as duas categorias. Peça que os alunos pensem em similaridades e diferenças e que alguns voluntários desenhem figuras representando as mesmas. Por exemplo, os alunos podem desenhar figuras mostrando olhos, dedos, dedos do pé, e outras características compartilhadas na coluna de semelhanças. Coisas como pelos, ou a habilidade de se agarrar com os pés podem ser comparadas com o cabelo e o andar ereto dos humanos. Se os alunos não entendem tabelas, você pode simplesmente pedir que desenhem suas ideias em um pedaço de papel e expliquem-nas informalmente em conjunto.

Movimento físico

Uma folga para atividades físicas ajuda a manter os alunos envolvidos, já que eles não conseguem se concentrar por longos períodos de tempo. Mostre imagens de diferentes tipos de macacos e peça aos alunos que movam o corpo como o macaco faz. Por exemplo, um macaco-aranha tem longos membros com grandes patas. Peça que os alunos mexam os braços e mãos como esse animal.

Onde eles moram

Ensine aos alunos sobre os habitats dos macacos com um fácil jogo de correspondência. Faça diversos cartazes com diferentes habitats desenhados, como uma floresta tropical, montanhas ou árvores. Recorte diferentes tipos de macacos e plastifique-os para durarem nas mãos das crianças. Cole velcro atrás de cada peça e a parte oposta do velcro nos cartazes. Peça que coloquem cada macaco em seu habitat correto. As crianças não devem entender a ideia de habitat de primeira, então separe algum tempo para debater os diferentes tipos de "casas" onde os animais vivem.

Correspondendo macacos

Na pré-escola as crianças estão aprendendo como corresponder objetos. Crie um jogo parecido com o jogo da memória com figuras de macacos. Cole duas figuras correspondentes em dois cartões separados. Depois de criar cerca de uma dúzia, mistures os cartões, vire-os e peça aos alunos que joguem o jogo da memória. A primeira criança deve virar um cartão, e depois um outro. Se eles corresponderem, ela deve remover os cartões do jogo. A próxima criança deve fazer o mesmo. Conforme continuarem jogando, as crianças verão diferentes cartões e farão facilmente as correspondências. O jogo termina quando todos os cartões forem correspondidos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article