Mais
×

Projetos com tábuas de madeira

As tábuas de madeira para estruturas, de 5 cm por 10 cm, são um material de construção comum, usado para estruturar casas e outros projetos grandes. Poucos sabem, porém, que essas tábuas podem ser usadas para uma miríade de projetos de carpintaria, já que elas possuem uma forma retangular precisa, com os lados lixados e lisos. Ao usar essas tábuas como material de construção, um mundo de habilidades surge para você mostrar seus talentos.

Tábuas de 5 cm por 10 cm são usadas para carpintaria, mas podem ter outros usos (construction workers image by jimcox40 from Fotolia.com)

Banco de madeira

Faça um banco resistente usando essas tábuas. Use parafusos de madeira, ao invés de pregos, já que o parafuso tem uma força de coesão maior. Para o topo, coloque um estrado cruzado para suportar com firmeza. Espace os estrados em 30 cm. Para as pernas, parafuse as tábuas juntas, para fazer hastes de 10 cm por 10 cm. O carpinteiro Michael Holigan recomenda fazer um banco com essas tábuas também. Enquanto ele recomenda um painel de 10 cm por 20 cm para o topo, você pode fazer o topo usando tábuas de 5 cm por 10 cm, colocando-as lado a lado.

Tigelas

Se você tiver um torno, faça tigelas de madeira a partir de tábuas de 5 cm por 10 cm coladas juntas. Corte as tábuas com cerca de 30 cm e cole-as com cola de madeira, até ter um grande bloco de 30 cm², com 9 cm de espessura. Aplique pressão usando prensas compridas. Monte o bloco grande no torno e molde a tigela no design escolhido. Alternativamente, cole tábuas de 5 cm por 10 cm no lado mais curto e faça um prato raso, com cerca de 3 cm de espessura.

Mesas rústicas

As tábuas são ótimos materiais para fazer mesas rústicas. Para o topo, cole-as usando as prensas longas. Para as pernas, cole-as de modo a fazer um quadrado de 10 cm². As possibilidades de design são infinitas. Faça mesinhas de café, mesas de jantar ou até mesas comerciais para um restaurante rústico. Depois de fazer a mesa, dê o acabamento com verniz e duas ou três camadas de poliuretano transparente.

Cadeiras rústicas

Faça cadeiras rústicas para uma cabana ou chalé. Os designs estão prontamente disponíveis e você poderá fazer cadeiras para a varanda ou para a sala de jantar. Lixe todas as bordas bem lisas e dê o acabamento com poliuretano. O carpinetiro Stewart Yorkshire fez cadeiras estilo Windsor a partir dessas tábuas, usando uma plaina para deixar as pernas na forma octagonal. Para fazer o assento, ele colou as tábuas no lado mais estreito. Para fazer as hastes no encosto e nas laterais, use a plaina e a lixa, para torná-las arredondadas. O acabamento foi feito com um produto de base de água. Se fizer a cadeira, dê o acabamento com poliuretano transparente ou pinte a gosto.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article