on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Projetos de testes de paladar

Atualizado em 19 julho, 2017

Experiências que usam o sentido do paladar são divertidas tanto para a pessoa que desenvolve a experiência quanto para o testador de paladar. A identificação dos sabores de diferentes tipos de alimentos ocorre em diferentes partes da língua. Alimentos amargos são percebidos na parte posterior da língua, enquanto os ácidos são sentidos nas laterais. Os alimentos doces e salgados são identificados na ponta e o meio da língua não tem muitas papilas gustativas.

A língua tem várias regiões que percebem diferentes sabores (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Sentido do paladar

O sentido do paladar nos dá prazer quando comemos. Isso faz a comida ser agradável ou repulsiva. A língua é capaz de sentir os sabores salgados, azedos, doces e amargos. Estas experiências ajudarão a determinar se o sentido do olfato está envolvido na sensação de paladar. Você também pode experimentar vários alimentos para ver se o sabor deles muda quando são colocados sobre as várias seções da língua.

Loading...

Experiência 1: Baixo teor de gordura ou não

Para essa experiência, você precisará de quatro lanches -- dois que tenham baixo teor de gordura e dois produtos de harmonização que não tenham o teor de gordura reduzido. Você também precisará de guardanapos, pequenas folhas de papel e um cartaz para registrar as respostas.

Nesse experimento, os testadores experimentarão quatro amostras de lanches, duas de baixo teor de gordura e duas de receita tradicional. Os produtos podem incluir biscoitos ou muffins. A chave é comprar os alimentos com gordura reduzida e os tradicionais do mesmo sabor.

Prepare pequenas folhas de papel. Comece colocando uma pequena amostra em cada um dos quatro guardanapos. Identifique cada guardanapo com números de 1 a 4. Mantenha a identificação dos produtos para cada número das amostras com você. Depois que o provador testar uma amostra, peça para anotar na folha se era uma amostra de baixa gordura ou tradicional e se havia algum resquício de sabor após a ingestão.

Peça para pelo menos 10 pessoas fazerem o teste de paladar. Você ficará surpreso com a quantidade de pessoas que não serão capazes de identificar as amostras de baixo teor de gordura. Crie uma tabela para ilustrar ainda mais os seus resultados.

Experiência 2: Provando alimentos sem usar o nariz

Os materiais necessários para essa experiência incluem sal, água, copos de papel, colheres de plástico, canela, açúcar, limão, couve de Bruxelas cozida, molho leve, amendoins torrados secos, cebola crua, balas de hortelã e um processador de alimentos.

Através dessa experiência, você descobrirá se os alimentos têm sabor diferente quando alguém está resfriado. Comece fazendo uma calda com canela, açúcar e um pouco de água, e triture todos os outros alimentos, acrescentando um pouco de água quando necessário. O truque é fazer cada amostra em uma consistência similar usando o processador de alimentos.

Nessa experiência, os testadores gustativos provarão as amostras duas vezes. Primeiro, eles o farão com um pregador de roupa no nariz e com os olhos vendados. Na segunda vez, eles só terão os olhos vendados.

Enquanto os testadores provam cada amostra, observe quais alimentos eles conseguem identificar quando não podem usar o sentido do olfato ou visão e registre seus resultados. Em seguida, peça para provarem a amostra novamente simplesmente com os olhos vendados e registre os resultados. Compare-os e elabore gráficos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...