Projetos e vantagens da madeira de balsa

Escrito por nicholas ramos | Traduzido por lúcia collischonn de abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos e vantagens da madeira de balsa
A madeira de balsa é um tipo de madeira que tem uma variedade de utilizações e vantagens (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)

A madeira de balsa é um tipo de madeira que tem uma variedade de utilizações e vantagens. Povos nativos vêm utilizando a madeira de balsa por centenas de anos. Culturas nativas da América do Sul cultivam a árvore da qual ela deriva para fazer abrigos, barcos, varas de pesca e muitos outros objetos. Hoje, o uso dessa madeira se ​​expandiu por todo o mundo.

Outras pessoas estão lendo

Informação sobre a planta

A madeira de balsa é o nome comum dos veios da madeira leve que provêm da Ochroma pyramidale, árvore nativa do sul do México e da metade superior da América do Sul. As árvores de balsa de crescimento rápido chegam regularmente até 100 metros de altura e atingem a sua altura total em menos de 15 anos, e tradicionalmente não vivem mais de 40 anos. O Equador é o maior exportador da árvore. Eles derrubam árvores para extração da madeira com 6 a 10 anos de crescimento.

Maiores vantagens

A vantagem da madeira de balsa baseia-se em sua natureza leve e macia. Sua baixa densidade faz com que a madeira seja de fácil colheita, mas ela é muito forte e pode suportar muito peso. No entanto, é fácil tirar finos pedaços da madeira. Devido a estas características, a Ochroma pyramidale é usada como um material compósito em aviões, barcos e carros e para construir protótipos de arquitetura e modelos de projetos de construção. Ela tem uma densidade inferior à cortiça e é a mais macia dentre as madeiras comerciais.

Projetos: Uso em aviões

Alguns dos primeiros projetos e usos de madeira balsa surgiu durante a Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos. O avião de guerra da Segunda Guerra Mundial, Havilland Mosquito, foi construído a partir de madeira de balsa. Depois de seu sucesso, os militares criaram vários outros aviões. Em batalha, eles podiam suportar buracos de bala porque a madeira de balsa não racha com a força das balas. Após o seu sucesso, ela passou a ser utilizada como um material compósito, em hélices e no corpo do avião. A madeira de balsa era coberta com metal para maior resistência. O peso extremamente leve do avião permitido facilidade na decolagem e ao fazer manobras.

Uso em motores de veículos

A quinta geração do Corvette começou a usar madeira de balsa envolta em um composto de fibra de vidro, devido à sua leveza e resistência para as placas de piso. Hoje, os fabricantes fazem muitas lanchas leves a partir de uma moldura de madeira de balsa de 2,5 centímetros de espessura, com um laminado de madeira nele. A estrutura da madeira de balsa de células grandes a torna resistente à força da onda gerada pelo motor do barco.

Projetos arquitetônicos e de engenharia

Arquitetos usam madeira de balsa na construção de maquetes. A estrutura de células grandes mais uma vez entra em uso. Ela absorve e retém muito bem a cola, fazendo com que a construção de modelos seja muito mais fácil. Estes projetos requerem uma maquete detalhada em escala, a madeira de balsa é fácil de se trabalhar e cortar e por isso é ideal para arquitetos e engenheiros que trabalham em projetos de construção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível