×
Loading ...

Prolapso retal em cães

Atualizado em 23 março, 2017

O prolapso retal em cães ocorre quando parte do reto sai do corpo através do ânus. A condição é tratável e ocorre com mais frequência em filhotes com menos de 6 meses de idade.

Causa

Dificuldades prolongadas para evacuar devido à prisão de ventre, diarreia, parasitas ou uma obstrução podem causar o prolapso retal. Essa condição geralmente se desenvolve em cães mais velhos como resultado de tumores ou lesões na área.

Loading...

Sintomas

Um prolapso renal é caracterizado por uma massa vermelha ou rosa de tecido, com vários centímetros de comprimento, saindo do ânus. Os cães com essa condição geralmente lambem excessivamente a área.

Diagnóstico

Um exame físico, análise de fezes e raios-X abdominais podem ser usados pra diagnosticar o prolapso renal. A inserção de uma sonda também pode ajudar a determinar se o tecido é do reto ou do intestino delgado. Um prolapso do intestino delgado é uma condição mais séria.

Tratamento

Um prolapso retal contendo tecido ainda vivo e levemente danificado pode ser colocado de volta no lugar por um veterinário. Uma sutura evita que ele saia novamente. Já os tecidos ressecados, muito danificados ou mortos requerem a remoção cirúrgica.

Advertência

Esperar para tratar essa condição aumenta as chances de seu cão necessitar de uma cirurgia, o que traz o risco de infecções graves ou incontinência fecal. Se a ajuda imediata não estiver disponível, a área deve ser mantida úmida e protegida de traumas até que o cuidado médico possa ser realizado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...