×
Loading ...

Como promover um CD independente

Atualizado em 17 abril, 2017

Com o advento da tecnologia de estúdios e equipamentos de gravação caseiros, a gravação de um CD independente está mais fácil do que nunca. No entanto, promover um CD e vendê-lo no mercado na multidão de artistas e gravações existentes pode ser desafiador, especialmente sem a ajuda de uma gravadora ou empresário. Aprenda a promover um CD independente e a dar início a sua carreira musical.

Instruções

Seja seu próprio produtor musical (cd-r image by matteo NATALE from Fotolia.com)
  1. Faça uma festa de lançamento do CD. A melhor maneira de gerar comentário para o seu CD independente é ter um evento para comemorar o lançamento, incluindo uma performance ao vivo com músicas do CD. Convide sua família e amigos e envie avisos para meios de comunicação de sua cidade, como estações de rádio, televisão, jornais, revistas e blogs. Certifique-se de oferecer alimentos e bebidas e tenha CDs e outros itens para venda, tais como camisetas, adesivos e cartazes. Você quer muitas pessoas falando sobre o evento e seu CD.

    Loading...
  2. Desenvolva um site. Se você não pode se dar ao luxo de contratar um desenvolvedor do site, tire proveito de uma conta gratuita no MySpace para promover sua música e seu CD independente. No MySpace (consulte Recursos), você pode publicar uma biografia, fazer upload de músicas, listar datas de shows programados e adicionar os fãs, os quais podem ajudar a divulgar suas gravações. No Sonic Bids (consulte Recursos), você pode ter um kit de imprensa eletrônico, incluindo biografia, imprensa, e clipes de áudio e fotos, que você pode enviar aos promotores facilmente. O site cobra uma pequena taxa, geralmente menos de R$ 20 por mês para o serviço básico, e permite que você se conecte com empresários e potenciais shows para promover o seu CD independente.

  3. Dê seu CD para o máximo de pessoas possível. Mantenha um estoque em sua bolsa ou no carro para distribuir aos amigos, familiares, colegas e qualquer outra pessoa que encontrar. Sempre tenha cartões de visita na mão com um link para o seu site e suas informações de contato e passe esses também.

  4. Envie CDs para editores de jornais e revistas. O jornal do bairro, jornal da sua cidade, revistas de música, nenhuma publicação é muito grande ou muito pequena. Comece com publicações na sua região e identifique jornalistas e editores de artes e entretenimento. Envie seu CD com uma biografia e informações de contato, de preferência em uma pasta bonita. Você também pode enviar e-mails aos editores e encaminhá-los para o seu kit de imprensa online. Não se esqueça de enviar também para publicações online.

  5. Considere a contratação de um empresário profissional. Ele terá as conexões de mídia e experiência e dará conselhos sobre a melhor forma de promover o seu CD independente.

Loading...

Dicas

  • Mantenha os cartões e CDs sempre à mão e esteja sempre disposto a falar sobre seu CD e sua música.

O que você precisa

  • Convites
  • Anúncios
  • Camisetas
  • Adesivos
  • Pôsteres
  • Conta no MySpace

Recursos

Loading ...
Loading ...