Como promover um concurso de vendas

Escrito por robin noelle | Traduzido por diego morais
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Como promover um concurso de vendas
Os concursos de vendas podem estimular a moral

Os concursos de vendas têm motivado vendedores há anos. Usado de forma adequada, um concurso divertido e interessante pode estimular a moral e o desempenho de um funcionário apagado. Os efeitos do seu concurso de vendas depende do que motiva seus empregados. É sempre uma boa ideia pedir sugestões para os prêmios. Os funcionários podem não ser motivados por dinheiro, mas, em vez disso, ter horários de trabalho mais flexíveis ou outras recompensas não remuneradas.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Objetivo das vendas
  • Premiação de acordo com os níveis
  • Sistema de monitoria

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Instruções

  1. 1

    Estabeleça o objetivo do concurso. Você quer queimar o estoque? Vender novos produtos? Aumentar o número de clientes? Certifique-se de que suas metas são atingíveis.

  2. 2

    Avalie suas metas usando o sistema SMART (inteligente). Elas são específicas? Mensuráveis? Atingíveis? Realistas? Oportunas?

  3. 3

    Projete os níveis de alcance. É mais divertido para os funcionários quando há um suspense envolvido e que qualquer um possa ganhar. Ao disponibilizar diferentes níveis, você garante que mais pessoas estejam motivadas e empenhadas para participar. Por exemplo, estabelecer metas para quem conseguiu ganhar um maior número de novos clientes e para a primeira pessoa que bater um valor de venda dá mais oportunidades e chances de vencer.

  4. 4

    Designe diferentes tipos de prêmios. Nem todo mundo se motiva pela mesma coisa. Utilizar o recurso de premiações diferentes proporcionará diferentes metas para as pessoas se empenharem. Além de dinheiro, os prêmios podem ser mercadorias (um máquina de café expresso ou um vale-presente), viagem (um final de semana em algum local próximo ou uma viagem para um local distante) ou privilégios especiais (horário flexível, férias extras).

  5. 5

    Faça com que todos se sintam vencedores. Não tenha apenas um ou dois grandes prêmios que vão para os dois melhores. Isso deixa a outra parte da equipe ressentida e excluída. Dê prêmios menores para participantes ou um grupo com um almoço especial para recompensar todos que trabalharam para bater a meta.

  6. 6

    Monitore seu progresso. Tenha um sistema de monitoramento em que todos possam ver o progresso em direção à meta. Por exemplo, faça um grande quadro e pendure-o na sala de descanso dos funcionários.

  7. 7

    Estabeleça um limite de tempo. Seis semanas são um bom tempo de duração para um concurso de vendas, mas você pode determinar a duração da campanha contanto que a data de início e término não estejam muito distantes.

  8. 8

    Mantenha a energia e o comprometimento elevados promovendo a competição sempre que for possível, como nas reuniões dos funcionários, no café da manhã e nos encontros dos grupos.

Dicas & Advertências

  • Mantenha a competição justa para que ninguém tenha vantagem e simples para que todos entendam o que se espera.

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