Propagação do arbusto de buxinho

Escrito por deborah green | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Propagação do arbusto de buxinho
Uma maneira barata de criar uma cerca-viva com buxinho é você mesmo fazer sua propagação (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

O buxinho (Buxus spp.), historicamente, enfeitou os jardins norte-americanos muito antes da fundação dos Estados Unidos. Embora a maioria das espécies seja de crescimento lento, sua propagação é fácil. Os arbustos pequenos, recém-plantados, podem constituir a base de topiária e cercas-vivas de jardins. Os arbustos de buxinho quase não precisam de cuidados, depois de estabelecidos. Um buxinho que você plantou pode viver centenas de anos.

Estacas de madeira dura

A maioria dos cultivadores propaga o buxinho por estaquia (cortes de caules) de madeira dura ou semidura. A propagação com estaquia de madeira dura difere daquela com madeira semidura, principalmente em relação à época da coleta das estacas. Estacas de madeira dura são caules maduros obtidos de arbustos dormentes no final do outono ou final do inverno / início da primavera. Não se curvam facilmente. Faça cortes de 10 a 15 cm com tesouras de poda. Mergulhe as estacas em hormônio enraizador. Coloque a ponta coberta das estacas em um canteiro de enraizamento ou em floreira com areia, vermiculita, metade de musgo de turfa / metade de areia ou metade de musgo de turfa / metade de perlita. Mantenha a estaca úmida e à sombra até enraizar. Transplante-a para o local desejado antes do término da dormência na primavera seguinte.

Estacas de madeira semidura

A madeira semidura ainda não está totalmente madura e se encontra em crescimento ativo; as folhas têm o tamanho completo, mas os caules ainda estão um tanto flexíveis. Faça estacas de madeira semidura de buxinho do início ao fim do verão. Corte-as e trate-as da mesma forma que as estacas de madeira dura. Podem enraizar-se com muita rapidez – em apenas duas a três semanas – mas em relação às estacas de madeira dura, para transferi-las do local de enraizamento para o de plantio, aguarde até algum tempo antes de iniciarem o crescimento ativo na primavera seguinte.

Sementes

Algumas variedades de buxinho vão se espalhar pelas redondezas, se você não cortar as cápsulas das sementes, e uma maneira de propagação é por meio de mudas acidentais, e neste caso cabe a você simplesmente observar. Se estiver interessado em produzir grandes números de mudas, é provável que obtenha melhores resultados sob circunstâncias mais controladas. As sementes colhidas de cápsulas maduras germinarão com facilidade em meio de cultura de enraizamento. Mantenha as mudinhas úmidas e à sombra, da mesma forma que faria com as estacas enraizadas, até crescerem o suficiente para serem transplantadas durante o período de dormência.

Considerações

Considere seus objetivos antes de optar pelo método de propagação do buxinho. Se quiser reproduzir um determinado cultivo ou garantir a obtenção de espécimes uniformes para um plantio formal, as estacas são a escolha óbvia. Se quiser ver se poderá produzir variedades superiores ou únicas, as sementes são a opção.

As condições de cultivo também podem influenciar a escolha de técnica de propagação a usar. Se em seu jardim as temperaturas no verão são altas e a umidade baixa, pode ser mais difícil de manter as estacas de madeira semidura, coletadas durante o calor, até se enraizarem o suficiente, do que as de madeira dura obtidas no final do outono ou final do inverno.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível