×
Loading ...

Proporcionalidade na geometria

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Na geometria, a proporcionalidade é o estudo das relações entre figuras geométricas quando divididas ou fracionadas em iguais proporções. Essa teoria pode ser de difícil compreensão para alguns alunos caso não haja atividades manuais ou aplicações práticas que a demonstre. Na elaboração de lições de geometria que tratem do assunto ''proporcionalidade'', crie atividades e projetos que permitam aos estudantes pôr em prática o que eles aprenderam.

Ensine aos alunos o Teorema de Tales nos triângulos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Caça ao tesouro

Crie uma caça ao tesouro. Os alunos devem procurar por pedaços de papelão coloridos e recortados proporcionalmente, que estejam espalhados na própria sala de aula. Essa atividade requer que os alunos, divididos em equipes, procurem pistas que os levem a uma figura geométrica específica. Os alunos então avaliam se a linha desenhada na figura encontrada está dividindo-a de maneira proporcional ou não. A partir daí, eles escrevem ''sim'' ou ''não'' na lista de itens a serem achados. No fim da atividade, a turma deve discutir por quais motivos algumas figuras foram consideradas proporcionais, e outras, não.

Loading...

Colagem

A colagem é um projeto artístico que pode ser feito como lição de casa. Para esse trabalho, os alunos devem fazer uma colagem com várias figuras geométricas de cartolina. Os formatos podem ser recortes de revista, podendo usar, por exemplo, uma figura de bola de basquete que represente um círculo. Na parte de cima da figura, o aluno deve desenhar uma linha, criando uma divisão proporcional. Abaixo da figura, o aluno deve categorizá-la de acordo com o teorema utilizado, tal como o Teorema de Tales.

Tamanhos diferentes

Para ensinar mais sobre proporcionalidade aos alunos, passe a eles um trabalho em que se deva desenhar uma imagem qualquer, juntamente com uma segunda imagem menor, mas de mesma proporção. Para deixar a tarefa mais interessante, podem-se desenhar figuras como um par de tênis, uma flor, uma cobra, ou qualquer outra coisa, desde que se mantenha a proporção correta entre os dois desenhos. Para conferir se há mesmo proporção, os alunos podem calcular os ângulos e comparar o comprimento e a largura das imagens retratadas.

Gráficos

Apresente aos alunos o conceito de plotagem de dados em um gráfico usando os valores dos ângulos e das dimensões de figuras proporcionais. Nesse exercício, os estudantes aprendem a mapear as informações de uma figura geométrica convertendo-as em dados meramente quantitativos. Forneça um modelo de gráfico para os alunos tomarem como base, tal como um gráfico que já esteja numerado e com legendas, para que eles simplesmente insiram os dados referentes às figuras geométricas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...