O propósito das polainas na dança

Escrito por shannon lee | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O propósito das polainas na dança
Polainas são peças do guarda-roupa de todo dançarino (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Polainas teêm sido peças chaves do guarda-roupa de dançarinos profissionais e amadores desde a chegada do balé séculos atrás. Hoje em dia, não são apenas usadas nas aulas de balé mas em outros estilos de aulas de dança como jazz e dança contemporânea. Polainas servem para uma variedade de propósitos importantes em muitos aspectos da dança.

Outras pessoas estão lendo

Prevenção de machucados

O objetivo mais importante de usar polainas na aula de dança é para evitar lesões que ocorrem quando os músculos não estão devidamente aquecidos. Por aulas de dança apresentarem uma progressão que começa com um aquecimento seguido de um alongamento e, em seguida, exercícios musculares exigentes, lesões como músculos e ligamentos puxados são comuns se um dançarino não tiver preparado devidamente seus músculos. As polainas fornecem calor extra para os pés, pernas, tornozelos e panturrilhas, além do calor que é gerado através de um aquecimento, portanto ajudando a evitar lesões associadas com aquecimentos impróprios. Polainas também são úteis no isolamento de áreas propensas a lesões. É por isso que em alguns casos você pode ver dançarinos vestindo apenas uma polaina para prevenir uma lesão recorrente em uma das pernas (ver Referência 1).

Calor

Como o nome sugere, uma outra função principal da polaina é o de preservar o calor nos músculos inferiores do corpo. Embora uma aula de dança geralmente comece com um aquecimento cardiovascular, se um dançarino ou um professor está pressionado pelo tempo durante uma aula ou ensaio, pode ficar por responsabilidade do dançarino aquecer-se e alongar-se. Neste caso, as polainas são geralmente usadas ​​para por toda a aula ou ensaio para preservar o calor acumulado durante o aquecimento ao longo da sessão, que pode apresentar muitas paradas e recomeços que podem ser prejudiciais para os músculos frios.

Conforto

Polainas também servem ao propósito de proporcionar conforto, seja físico ou emocional, ao dançarino que usá-las. Alguns dançarinos, por exemplo, podem se sentir expostos usando apenas um collant e meia-calça, então polainas são uma opção aceitável para adicionar mais cobertura a um visual. Fisicamente, certos materiais mais quentes de polainas (tais como aqueles feitos com uma quantidade significativa de lycra) não servem apenas para manter a musculatura quente, mas também podem ser reajustados e concentrar-se em uma área (tal como nos tornozelos ou puxado sobre as coxas) se o dançarino tiver uma área de problema que pode estar dolorida (ver Referência 2).

Moda

Embora seja incomum um dançarino profissional usar um par de polainas com o propósito de moda apenas, não é incomum entre os dançarinos amadores, jovens ou recreacionais que procuram imitar a imagem de um dançarino como foi popularizada pela cultura popular. Nos anos 80 (veja Referência 3), as polainas ficaram populares fora dos estúdios de dança como roupa de rua, e a moda apareceu novamente recentemente. Por propósitos de moda, existem polainas de várias cores e estampas que não seriam tipicamente aceitas em uma atmosfera profissional, mas que são toleradas entre os dançarinos jovens e inexperientes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível