Propósito e problemas da válvula de controle de ar ocioso da Honda

Escrito por dan ferrell | Traduzido por pamela oliveira
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Propósito e problemas da válvula de controle de ar ocioso da Honda
Propósito e problemas da válvula de controle de ar ocioso da Honda

O contador no injetor de combustível do motor do seu Honda usa a válvula de controle de ar ocioso (IAC) para controlar a marcha lenta. Quando você liga o motor pela primeira vez no dia, o motor está abaixo da temperatura de funcionamento. A válvula IAC deixa o ar passar pelas placas do acelerador para aumentar as rotações do motor e melhorar seu funcionamento. Conforme o motor aquece, a válvula começa a fechar. Entretanto os componentes internos dela podem se desgastar e desenvolver problemas.

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Localização

A válvula de controle de ar no seu Honda é montada no corpo do acelerador ou coletor de admissão. A IAC é uma válvula solenoide, similar a um interruptor elétrico, controlada pelo computador. Quando é preciso aumentar as rotações por minuto, o computador energiza uma bobina dentro da IAC que puxa um eixo para abrir uma válvula de ar. Fios elétricos frouxos ou soltos, conectores, acúmulo de ferrugem, bobinas quebradas ou componentes do IAC enfraquecidos vão impedir que a válvula funcione. Quando for checar a válvula, inspecione os fios e conectores elétricos. Garanta que os fios não estejam danificados e que o conector esteja livre de ferrugem e bem ligado aos fios.

Propósito e problemas da válvula de controle de ar ocioso da Honda
A IAC é uma válvula solenoide, similar a um interruptor elétrico

Teste

Existem várias coisas que podem ser feitas para testar a válvula de controle de ar. Com o motor desligado, solte o conector elétrico da válvula IAC. Então use um par de fios Jumper para passar a energia da bateria diretamente no conector da válvula. Você deve ser capaz de ouvir a válvula trabalhando. Um método alternativo seria checar as bobinas da válvulas com um ohmímetro. Em qualquer um dos casos compare os resultados obtidos com as especificações do manual de serviço do seu modelo Honda específico. Se a válvula estiver dentro das especificações, desconecte o conector elétrico e remova-a. Dependendo do ano e modelo do seu Honda, a válvula IAC pode estar conectada à lateral ou à parte inferior do acelerador. Ela pode estar presa por dois ou três parafusos com soquetes que podem ser removidos com uma chave Allen. Mantenha a guarnição entre a válvula e o corpo do acelerador. Inspecione as passagens de ar na válvula e no acelerador procurando bloqueios. Limpe qualquer depósito de carbono das passagens, se necessário, tomando o cuidado de não danificar a válvula. Use o limpador de carburador no corpo do acelerador para limpar as passagens. Nem todas as válvulas de controle de ar podem se limpas. Consulte o manual de serviço do seu automóvel, se necessário.

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