×
Loading ...

As propriedades da água para aulas de ciências do sexto ano

Atualizado em 19 julho, 2017

A água é uma parte importante da vida diária. Ela cerca ambientes fechados e abertos. A ciência abre a mente de alunos do sexto ano, permitindo que entendam e explorem as propriedades da água. Essas propriedades são únicas e diferentes das de outros materiais. A água não só não possui odor nem gosto como também possui outras propriedades, como polaridade, aderência, coesão, tensão superficial e densidade.

A água é essencial para a vida (Martin Poole/Stockbyte/Getty Images)

Polaridade

A água é composta de átomos que formam moléculas. A molécula de água é constituída por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Devido ao fato de os átomos de hidrogênio terem uma carga positiva e o átomo de oxigênio possuir uma carga negativa, ela é polar. Os átomos de hidrogênio são atraídos pelo átomo de oxigênio, fazendo com que uma molécula de água tenha propriedades coerentes e aderentes. A polaridade das moléculas de água faz com que elas fiquem juntas e se unam a outras moléculas.

Loading...
As moléculas de água se atraem entre si, resultando em sua propriedade coesiva (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Ação capilar

Devido à natureza aderente da água, ela tem a capacidade de se mover de forma vertical e em espaços pequenos. Plantas obtêm a água que necessitam porque o líquido contido no solo pode se mover por dentro das fibras vegetais. Uma molécula de água se adere à molécula da fibra quando é atraída por ela. Quando a molécula de água se desloca, as outras moléculas tendem a segui-la devido à sua natureza coerente.

A natureza aderente das moléculas de água permite que elas se movam verticalmente em fibras vegetais (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Tensão superficial

A natureza coerente da água permite-lhe manter a tensão superficial. Em uma grande região de água, como um lago, é a tensão superficial que permite que os insetos com patas longas patinem ao longo da superfície do líquido. Como a água é positiva e negativa, ela é capaz de dissolver muitas substâncias diferentes. O sal é outra substância que possui íons positivos e negativos e, portanto, mistura-se bem com a água. Quando o sal ou soluto é adicionado à água ou solvente, a formação molecular da água é interrompida. As moléculas de sal invadem a estrutura e aderem às moléculas de água formando, assim, uma mistura de sal e de água.

A tensão superficial da água permite que insetos com patas longas patinem na superfície do líquido (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Os estados da água

Para entender a densidade da água, é melhor estar familiarizado com os seus estados. Quando a água atinge uma temperatura abaixo de zero, torna-se um sólido, sendo geralmente gelo ou flocos de neve. A uma temperatura acima de zero, ela derrete e se torna líquida. Quando a água ferve, a 100 graus Celsius ou 212 graus Fahrenheit, ela evapora e torna-se um gás. O termo condensação é usado quando a água vai do estado gasoso para o líquido, e é chamado de sublimação quando o gás se transforma em sólido. A sublimação também ocorre quando a água muda do estado sólido para o gasoso.

O orvalho da manhã cai, deixando a condensação agir e transformando a água gasosa em líquida (Comstock/Comstock/Getty Images)

Densidade

Os cientistas descobriram que a maioria dos líquidos ficam menores ou se contraem em temperaturas menores. A água se contrai até atingir a temperatura de 4 ºC ou 32 ºF. Em seguida, ele se expande ao se tornar um sólido. A densidade descreve os diferentes estados da água. A água líquida é mais densa do que a sólida. Essa é a razão pela qual o gelo flutua sobre a água. O fato de que o gelo é menos denso significa que os lagos congelam de cima para baixo e não de baixo para cima, o que mataria os peixes e outras criaturas aquáticas.

O gelo é menos denso do que a água líquida, fazendo com que ele flutue sobre ela (NA/AbleStock.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...