As propriedades do chá de gengibre

Escrito por laura crawley | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As propriedades do chá de gengibre
Durante vários séculos, o gengibre tem sido um componente básico da medicina chinesa (Blue Jean Images/Digital Vision/Getty Images)

Durante vários séculos, os chineses usaram gengibre e chá de gengibre como remédio. Gengibre, ou "Zingiber officinale", é uma planta perene nativa do sul da Ásia, como também das Índias Orientais. Na verdade, a raiz do gengibre é conhecida como rizoma (caule duro e subterrâneo), que é rica em resina e óleos que combatem várias doenças e dores. Beber chá de gengibre é uma forma eficaz e saborosa de tomar esse medicamento muito eficaz de ervas.

Outras pessoas estão lendo

Enjoo

Em todo o mundo, as mulheres grávidas sabem que o chá de gengibre pode ser uma bebida eficaz para quem sofre de náuseas pela manhã. E mesmo as que não estão esperando um bebê podem se beneficiar desse chá estimulante, que possui propriedades contra os problemas de estômago.

As propriedades do chá de gengibre
Você pode aliviar as náuseas bebendo uma xícara de chá de gengibre (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Resfriados

Ao primeiro sinal de resfriado de um paciente, o médico tradicional chinês receitará xícaras de chá quente de gengibre. Acredita-se que beber chá de gengibre melhore os piores sintomas do resfriado ou até mesmo o evita totalmente. O chá de gengibre também é um calmante para as dores de garganta e suas propriedades antibacterianas são úteis no combate aos resfriados.

As propriedades do chá de gengibre
Chá de gengibre é um remédio tradicional para a tosse e resfriados. (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Dor de cabeça

Os chineses usam o chá de gengibre como remédio para as dores de cabeça. Quando uma pessoa se expõe às mudanças de temperatura enfrentando frio e ventos fortes, por vezes, aparecem dores de cabeça. Faça um chá de gengibre para alívio dessas dores fervendo uma xícara e meia de água com duas colheres de chá de fatias de gengibre fresco e de açúcar mascavo. Cozinhe essa mistura por 10 minutos, coe para uma xícara e sirva-a. Esse chá deve ser bebido três vezes ao dia, durante o tempo necessário.

As propriedades do chá de gengibre
O chá de gengibre é, muitas vezes, utilizado para aliviar dores de cabeça (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Outras utilizações

O chá de gengibre é especialmente eficaz para a saúde das mulheres, dando-lhes energia durante a menstruação. Para fazer esse chá, ferva três a cinco fatias de gengibre fresco em três xícaras de água durante alguns minutos. Em seguida, coe e realce o sabor da mistura adicionando leite e mel, se o desejar.

Ele é, muitas vezes, usado como um tônico de aquecimento, que ajuda a regular a digestão e a melhorar a circulação em geral. É, também, um calmante natural para as dores musculares, para o sistema nervoso e acaba com febre e frieiras. Ele é usado no tratamento de cólicas, flatulência e inflamação.

O chá de gengibre é uma bebida quente (ou sudorífica), ótima para pessoas que, em dias de inverno, sentem-se congeladas até os ossos.

As propriedades do chá de gengibre
O chá de gengibre é um tônico sudorífico (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível