Saúde

Propriedades do Cloreto de Magnésio

Escrito por contributing writer | Traduzido por randhal wendel
Propriedades do Cloreto de Magnésio

O mar é uma fonte natural abundante de magnésio

zambujeira do mar image by Sérgio Fonseca from Fotolia.com

O cloreto de magnésio é um sal inorgânico, que tem a fórmula química MgCl2 e peso molecular 95,210 g/mol. O cloreto de magnésio existe predominantemente como vários hidratos, particularmente hexahidrato MgCl2*6H2O, que tem peso molecular 203,301 g/mol. O cloreto de magnésio hexahidratado surge como um mineral natural, chamado Bischofite devido ao geólogo alemão Karl Gustav Bischo. O método sintético preferido de preparação do cloreto de magnésio anídrico é a reação de cloreto de mercúrio(II) e magnésio: Mg + HgCl2 = MgCl2 + Hg.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

A água do mar contém apenas 0,54% de MgCl2, mas é uma fonte natural abundante de magnésio. Para obter uma tonelada, são processadas aproximadamente 800 toneladas de água do mar. O processo Dow consiste no isolamento do magnésio da água do mar por eletrólise de MgCl2. Primeiro, os cátions de magnésio Mg2+ são precipitados com íons de hidróxido. A suspensão de magnésio é tratada com HCL para regenerar o cloreto de magnésio solúvel. Depois, o sal é cristalizado novamente como hexahidrato. Finalmente, o MgCl2*6H2O é parcialmente desidratado, fundido e eletrolisado: MgCl2 *1.5H2O(l) = Mg(l) +Cl2(g) + 1.5H2O(g)

Propriedades

O cloreto de magnésio é um composto cristalino incolor. O sal é muito higroscópico. Tem densidade de 2,325 g/cm3 (anídrico), 1,56 g/cm3 (hexahidratado) e um alto ponto de fusão, de aproximadamente 714ºC. O cloreto de magnésio hexahidratado é estável somente abaixo de uns 100ºC e se decompõe a aproximadamente 118ºC. O composto se dissolve bem em água, com solubilidade de 35,5g por 100g H2O a 25ºC. Dissolver MgCl2 é um processo exotérmico.

Função

O cloreto de magnésio é eficiente como agente descongelante devido à natureza exotérmica de suas interações com a água. Uma solução de MgCl2 é espalhada no asfalto para prevenir a formação de gelo na estrada no inverno. Isso causa menos danos ao concreto e é menos corrosivo aos metais do que outros compostos descongelantes. O cloreto de magnésio também é usado em extintores de incêndio, em cerâmicas, e na produção de madeira à prova de fogo. Esse composto desempenha um papel essencial como co-fator na reação em cadeia da polimerase, que é a técnica fundamental na biologia molecular.

Conhecimento especializado

Os cátions de magnésio Mg2+ desempenham um papel importante em muitas funções celulares, especialmente como cofatores nas reações enzimáticas. O magnésio é essencial para as atividades cardiovasculares e musculares regulares. Os médicos prescrevem sais de magnésio como tratamentos clínicos e preventivos.

Aviso

Se inalado ou ingerido em grandes doses, o cloreto de magnésio pode ser prejudicial. A ingestão desse sal causa náuseas, vômitos e desconforto abdominal, quando a concentração de soro de magnésio ultrapassa 3.5 mg/dL. As doses maiores, especialmente administradas intravenosamente, que são caracterizadas pela concentração de soro de magnésio de 8-12 mg/dL, podem resultar em sintomas mais sérios, incluindo hipertensão, fraqueza muscular e perda dos reflexos. Doses mais altas do sal levam à paralisia muscular, parada respiratória e coma.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media