Propriedades físicas do hidrogênio

Escrito por michael david velardo | Traduzido por ana angelica clemente
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Propriedades físicas do hidrogênio
O hidrogênio é representado pelo símbolo H na tabela periódica de elementos (the letter h image by feisty from Fotolia.com)

O hidrogênio é um dos elementos mais abundantes no universo. Está listado na Tabela Periódica de Elementos e é representado pelo símbolo H. O hidrogênio tem sido utilizado em todo o seu potencial, tanto para a destruição dos seres humanos, como para limpar o meio ambiente, utilizando hidrogênio como base em tecnologia de combustível.

Outras pessoas estão lendo

Propriedades físicas

Pense em nosso sistema solar como uma representação de um átomo. O Sol é o núcleo e os planetas circulando ao redor são os elétrons. No caso do hidrogênio, há um próton, (Sol) e um elétron (o planeta Mercúrio). O hidrogênio é o único elemento da tabela periódica, sem nêutrons no núcleo. Isto é o que distingue um átomo de hidrogênio de outros. É também atribuído ao hidrogênio o número 1. Isto está relacionado com o número de prótons em seu núcleo. De acordo com Anthony Carpi, Ph.D. em Vision Learning, o hidrogênio é também o menor átomo, medindo 5 x 10-8 milímetros. Para ter noção desse tamanho tente "...imaginar que são necessários 20 milhões de átomos de hidrogênio para fazer uma linha do tamanho deste traço ( - ) ", diz Carpi. As propriedades físicas de hidrogênio fazem dele um elemento que se liga facilmente com outros átomos e a ele próprio, formando moléculas. E de acordo com David L. Bergman do Common Sense Science, "... os átomos de hidrogênio simples e autônomos são instáveis ​​e não existem." É por isso que o hidrogênio é geralmente encontrado sob a forma de molécula.

A composição de hidrogênio é feita de um próton e um elétron.

Unidade de massa atômica ou u.m.a. (u)

O peso do hidrogênio (massa), vem do próton no núcleo e do elétron, calculado com base nos resultados do átomo de carbono-12 que é igual a 1,9926 x 10-23g. A UMA do hidrogênio é 1,00794 e vem do próton, do elétron, bem como o isótopo de hidrogênio o deutério, que tem um próton e um nêutron no núcleo.

De acordo com o Chemistry Review, esta massa, ou peso, é uma média natural de ocorrência do hidrogênio e seu isótopo.

Outras partículas de hidrogênio

Os quarks são partículas subatômicas que formam toda a matéria no universo. Essas partículas formam os prótons e nêutrons contidos em todos os átomos. De acordo com o site Hyper Physics, "os quarks ... são vistos como partículas elementares." Com a falta um nêutron no o hidrogênio em seu estado natural, não significa que os quarks também estejam ausentes. De acordo com o Hyper Physics da Universidade do Estado da Geórgia, nos EUA, não se observaram ainda quarks em estado livre, mas eles são inferidos a partir de estudos chamados "experimentos de dispersão".

Isótopos de hidrogênio

Os isótopos de hidrogênio são deutério, prótium e trítio. De acordo com o Laboratório Nacional de Los Alamos, nos EUA, eles são os únicos isótopos de todos os elementos que usam nomes diferentes. Isótopos são uma variante do átomo original em que variam o número de nêutrons no núcleo.

Deutério, também conhecido como água pesada, é utilizado em reatores nucleares para retardar a atividade dos nêutrons, partícula responsável por dividir os átomos. O trítio é usado na construção de bomba termonuclear para obter reações de fusão, onde dois átomos se fundem liberando enormes quantidades de energia.

Hidrogênio, o combustível das estrelas

O hidrogênio é o elemento que alimenta as estrelas do universo através de um processo chamado fusão. Esta mesma reação ocorre quando detonam bombas nucleares. No caso dos astros, esta reação ocorre quando há uma fusão dos átomos de hidrogênio em hélio produzindo uma energia extraordinária.

A fonte de combustível para qualquer sol é finita. Uma vez que o hidrogênio se esgote, o sol mudará sua aparência e passará por muitas fases, até sua morte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível