Propriedades do hidróxido de cálcio

Escrito por contributing writer | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O hidróxido de cálcio, também chamado de cal hidratada, é um pó cristalino incolor. Ele é obtido molhando cal viva com água, num processo chamado de "hidratação". A cal hidratada é útil como um alcalóide barato para remoção de gases ácidos, por exemplo, na purificação de gás de carvão e na recuperação de amônia no processo Solvay. Ele é usado como uma suspensão em água, tal como o leite de cal. O hidróxido de cálcio tem aplicações em curtimento de couro para remover pêlos de couros e é também usado na fabricação de pó de clareamento, vidro, soda cáustica, argamassa e cimento.

Outras pessoas estão lendo

Propriedades físicas

Hidróxido de cálcio é um pó amorfo, moderadamente solúvel em água, cerca de 0,2 g por 100 cm cúbicos. Portanto, sua solução é fracamente básica. A solubilidade do hidróxido de cálcio na água diminui com o aumento da temperatura da solução. A suspensão de cal em água é comumente conhecida como "leite de cal", enquanto a solução clara é chamada de "água de cal".

Propriedades químicas

Quando aquecido acima de 580°C, a cal fica decomposta em óxidos. Quando o hidróxido de cálcio absorve dióxido de carbono do ar para produzir o carbonato de cálcio, a água de cal fica leitosa. Essa propriedade do hidróxido de cálcio é usada para testar uma mistura de gases para determinar a presença de dióxido de carbono: quando o dióxido de carbono está presente, uma grossa precipitação de carbonato de cálcio irá formar, se o hidróxido de cálcio for sacudido na água de cal em um frasco transparente. A água de cal é uma base de força média que reage com rigor aos ácidos. A água de cal também reage com muitos metais na presença de água.

Solubilidade

A solubilidade da cal comercial na água não flutua mais do que 7% em comparação com a de hidróxido de cálcio puro. Essa variação é devida ao fato de que a cal comercial contém vestígios de hidróxido de sódio e potássio. A presença de carbonato, sílica e magnésio não influencia a solubilidade da cal comercial, mas ela pode afetar sua taxa de solução. Também é importante notar que o tamanho da partícula tem um efeito sobre sua solubilidade.

Propriedade alcalinizantes

Compostos de hidróxido de cálcio estão disponíveis em suspensões aquosas e formas sólidas, tais como cimento, resinas preenchidas e forros. Quando esses compostos são expostos à água, o hidróxido de cálcio se desintegra e se comporta como uma base.

Perigos para a saúde

Hidróxido de cálcio pode ser perigoso para a saúde se grandes quantidades forem inaladas ou ingeridas. A vítima pode encontrar os seguintes sintomas: hipertensão arterial, um aumento na relação acidez/alcalina do sangue (que pode prejudicar os órgãos internos), hemorragia interna, paralisia muscular e dificuldade em respirar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível