As propriedades da impermeabilização

Escrito por mary simms | Traduzido por sergio mosquim junior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As propriedades da impermeabilização
O apertado tecido de um guarda-chuva juntamente com a impermeabilização lhe mantém seco (NA/Photos.com/Getty Images)

A impermeabilização é o processo no qual uma substância é aplicada sobre uma superfície, seja ela concreto, calçados de couro, pano ou bens esportivos, que a torna impermeável à água. Simplificadamente, ela cria uma barreira que impossibilita a água de passar pelo material. Esta propriedade previne inundações e umidade em construções com superfícies que sejam impermeabilizadas, preserva roupas e calçados de serem estragados com a água quando são tratados com sprays impermeabilizantes e lhe mantém seco dentro de sua barraca quando você estiver acampando.

Outras pessoas estão lendo

Propriedades da impermeabilização

O propósito de todos os tratamentos de impermeabilização, sendo modernos ou antigos, é fechar os capilares na superfície para que a água caia sobre eles sem poder passar. Isto é verdade seja um material fabricado ou orgânico e possui propriedades naturais que repelem a água. Os materiais usados para criar esta barreira podem ser tão tecnológicos quanto o silicone ou líquidos de fluoro-polímeros e sprays ou tão simples quanto espalhar terebintina e sebo (gordura animal) sobre a superfície de um pedaço de tecido ou sapatos de couro. Existem até plantas que possuem habilidades impermeabilizantes, por conter lipídios de superfície que repelem a água. As folhas da planta de lótus são as superfícies mais impermeabilizadas na Terra.

As propriedades da impermeabilização
Gotas de água sobre uma superfície impermeabilizada (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Roupas à prova d'água

Desde o tempo em que os humanos decidiram que era melhor estar vestido do que nu, eles procuram por maneiras para deixar algumas de suas roupas impermeabilizadas. Os antigos usavam gorduras animais naturais como lanolina para cobrir lã e acentuar sua habilidade repelente natural e cobriam linho e algodão com cera de abelha para deixá-los impermeáveis. No século XIX, o casaco mackintosh, com sua camada interna emborrachada, se tornou o precursor do capa de chuva moderna, e o oleado, roupa protetora para chuva feita impregnando algodão com óleo, foi usada por um século antes de ser substituída por tecidos cobertos com plástico. Hoje em dia, sprays de silicone e de polímeros têm sido usados para deixar as roupas impermeabilizadas.

As propriedades da impermeabilização
Capas de chuva são feitas de tecido coberto em plástico para deixá-las impermeabilizadas (Comstock/Comstock/Getty Images)

Roupas esportivas à prova d'água

Qualquer um que passou uma noite chuvosa em uma barraca que vazou entende a importância de artigos esportivos impermeabilizados para prevenir a chuva e neve de estragar o propósito para o qual foram feitos. Qualquer tipo de material desenhado para uso externo pode ser tratado com silicone e produtos impermeabilizantes à base de água ou de flúor para aumentar ou restaurar suas propriedades repelentes e estender a sua vida. Toldos, barracas, coberturas para barcos, guarda-chuvas, sacolas de praia, sacolas de golfe e bandeiras devem ser impermeabilizadas de vez em quando, dependendo da frequência com que são usadas e da exposição externa.

As propriedades da impermeabilização
Esta mulher espera que sua barraca seja impermeável (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Construções impermeáveis

Os materiais como concreto e até madeira, usados em construções residenciais e comerciais, podem se beneficiar com a impermeabilização com polímeros líquidos, que produzem uma membrana impermeável que bloqueia os capilares e rachaduras em paredes e pisos que estejam expostos à umidade. Estes líquidos podem ser usados em áreas internas e externas, banheiras e chuveiros, lavanderias, cozinhas e sobre a superfície de balcões. Pessoas que fazem de tudo podem usar uma solução impermeável caseira de estearato de amônio e água quente nas paredes e pisos de suas casas.

Preocupações

Algumas preocupações em relação ao ambiente e à saúde foram levantadas sobre a toxidade de sprays impermeabilizantes comerciais, particularmente aqueles que contêm fluoro-polímeros. Existem registros de efeitos colaterais respiratórios tanto em humanos quanto em animais de estimação depois de serem expostos aos sprays.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível