Propriedades isolantes da porcelana e do isopor

Escrito por casandra maier | Traduzido por erica priscila de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Propriedades isolantes da porcelana e do isopor
Construtores e empreiteiros usam isolamento tanto para reter o calor de casas como de edifícios (remodel, image by Greg Pickens from Fotolia.com)

Isolamento ajuda a reter calor, manter o frio para fora e conter a infiltração de água. A porcelana e o isopor são dois materiais utilizados por suas propriedades isolantes. A porcelana foi originada na China, por volta de 100 d.C., com as primeiras porcelanas brancas verdadeiras entrando em uso por volta de 500 d.C. O isopor é o mais jovem dos dois, marcado pela Dow Chemicals, em 1940, como a espuma de poliestireno que se tornou popular entre os construtores e empreiteiros. Embora drasticamente diferentes, os dois materiais têm propriedades de isolamento quando usados corretamente.

Outras pessoas estão lendo

Condutividade térmica

A condutividade térmica é a "quantidade de calor transmitida através de uma unidade de espessura", de acordo com o EngineeringToolBox.com. O calor, uma forma de transferência de energia, é transferido através de diferentes materiais por condução, convecção ou radiação. O isolamento diminui o ritmo em que o calor pode fluir entre dois locais. Os materiais envolvidos afetam a condutividade térmica. "O efeito de um material sobre os ritmos de transferência de calor é, geralmente, expresso em termos de um número", de acordo com o PhysicsClassroom.com. A porcelana tem uma condutividade térmica de 1,5, enquanto que a condutividade térmica do isopor é de 0,033. Quanto mais baixo o número, melhores as funções materiais como um isolante térmico. Os números mais altos estão associados aos condutores térmicos.

Isolamento

A porcelana é utilizada por suas propriedades de isolamento quando são aplicadas altas temperaturas. Fornecendo uma barreira térmica e uma membrana impermeável, a porcelana pode ser espessa, mas também é utilizada como um revestimento pulverizador. A porcelana protege e isola do calor radiante. É por isso que a porcelana é um material popular para louça. O isopor que é usado para o isolamento vem como um material resistente e azul. Ele recebe suas propriedades isolantes do gás inerte que é soprado em poliestireno de alta pressão. À medida que o gás se expande, deixa bolsas cheias de ar que contribuem para o isolamento.

Funções

Atualmente, a maioria dos isolantes eléctricos é de porcelana. Impedindo a passagem da energia elétrica, a porcelana isola e evita danos nos ambientes elétricos. Ela também tem aplicações em ambientes quimicamente hostis. Em alguns casos, a porcelana é usada como um revestimento pulverizador, podendo ser aplicada em quase todos os materiais, incluindo madeira, acrílico, metais e cimento. Os cristais em isolantes de porcelana pulverizados refletem e protegem contra a exposição ao calor, reduzindo a temperatura da superfície e controlando o calor radiante em até 95 por cento. O isopor tem muitas funções como material isolante e é utilizado por construtores e empreiteiros. Ele isola casas, pisos, telhados, sótãos e porões. Reduzindo os custos de aquecimento, ele pode ajudar a reter o calor na casa e manter os tubos fora de congelamento. Também é favorecido como um material de construção, porque é resistente ao fogo e à térmita.

Prós e contras

O isopor e a porcelana têm vantagens e desvantagens como materiais isolantes. A porcelana é favorecida porque protege contra os efeitos nocivos das descargas elétricas. Também é resistente às condições atmosféricas e aos produtos químicos. No entanto, a porcelana é delicada e cara. Pode quebrar com impacto e exige uma estrutura forte para suportar o peso. O isopor tem as vantagens de ser um condutor baixo de calor por ser leve, barato e relativamente imune aos efeitos do desgaste.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível