Mais
×

Propriedades magnéticas dos metais de transição

Atualizado em 25 maio, 2017

Os materiais magnéticos desempenham um papel vital nas tecnologias produzidas hoje em dia. Alguns dos elementos magnéticos mais importantes são encontrados dentro de uma área da tabela periódica chamada de "metais de transição"; eles são ferro, cobalto e níquel. Estes três elementos são todos magnéticos à temperatura ambiente, e são coletivamente conhecidos como os elementos ferromagnéticos de terceira transição.

Existem apenas três elementos nos metais de transição que são magnéticos à temperatura ambiente (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Elementos de transição

Os elementos de transição são um conjunto de elementos entre os grupos 3 e 12 com propriedades altamente metálicas. Todos os elementos de transição têm um elétron vazio no orbital d, o que leva alguns dos elementos -- ferro, cobalto e níquel -- a terem elétrons não pareados; isto os torna ferromagnéticos à temperatura ambiente. Existem três qualidades principais que são usadas para caracterizar as propriedades do material magnético.

1) A "temperatura de Curie" é o limiar sob o qual um material continua magnético; quando aquecido acima da temperatura Curie, o material começa a perder suas propriedades magnéticas.

2) A "Saturação magnética" mede a força do magnetismo no material.

3) O "campo coercivo" descreve a força do campo magnético necessária para desmagnetizar certo material.

Ferro

O ferro é o mais comum de todos os materiais magnéticos e é representado pelo símbolo químico "Fe" na tabela periódica. Tem saturação magnética de 1700A/m, campo coercivo de 2Oe e temperatura de Curie de 770°C.

Cobalto

O cobalto é um material prata-acinzentado usado na manufatura de HDs de computador. Tem saturação magnética de 1400A/m, campo coercivo de 20Oe e temperatura de Curie de 1130°C.

Níquel

O níquel é um metal prata-esbranquiçado; ele compõe uma pequena parte da moeda Americana de mesmo nome. Tem saturação magnética de 490A/m, campo coercivo de 5 Oe e temperatura de Curis de 358°C.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article