Propriedades do Polietilenoglicol

Escrito por christina termini
Propriedades do Polietilenoglicol

http://2.bp.blogspot.com/_KpCAOwm-NF0/R-0fGYRJ0QI/AAAAAAAAAX4/-LbtBLU1uX0/s400/s_toothpaste1.jpg,http://ecx.images-amazon.com/images/I/41JDxBPTf-L._SL500_AA280_.jpg , http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/42/Polyethylene_glycol.png,

Polietilenoglicol é um polímero encontrado em vários produtos domésticos, por exemplo em pasta de dente. Devido à sua baixa toxicidade e baixa periculosidade, ele é permitido para o uso em diversos lubrificantes/laxantes. O polietileno glicol, de acordo com a sua ficha de segurança, é “estável sob condições ordinárias”.

Outras pessoas estão lendo

Função

Um surfactante comum, o polietilenoglicol pode ser encontrado em muitos produtos domésticos. Pelo fato de ele não ser tóxico, nos EUA o FDA (Departamento que controla alimentos e drogas) permite o uso de polietilenoglicol --ou PEG-- em pastas de dente e laxantes. Um uso comum para o PEG na indústria farmacêutica daquele país é em um laxante, o MiraLax. Este polímero sintético, que está disponível em diferentes pesos moleculares (e formas), também é usado em cosméticos. A alta viscosidade (encontrada somente em PEGs de baixo peso molecular) permite que o polietilenoglicol seja usado em vários produtos.

Características

Polímeros de condensação são mais estáveis que os polímeros de adição. Eles são menos suscetíveis a se ramificar nas unidades monoméricas. A ramificação tem a tendência de fazer com que o polímero fique fraco e de baixa densidade. É por isso que o polietilenoglicol, um forte polímero de condensação, possui tantos usos. Pelo fato do PEG ser um polímero de condensação, ele tem uma densidade alta de 1.1-1.2g/cm³ Esse número é maior do que a densidade da água (1.0g/cm³).

Solubilidade

Polietilenoglicol é anfifílico, ou seja, é solúvel em solventes ambos aquosos e orgânicos. Isso é raro na química e aumenta a variedade de usos para o PEG, uma vez que ele pode ser usado em praticamente qualquer ambiente. Os polímeros sintéticos também são úteis por não possuírem um ponto de ebulição. Eles se degradam antes da ebulição, e por isso o polietilenoglicol pode sobreviver no corpo humano.

Formas

Devido ao seu número relativamente reduzido de repetição de unidades de monômero (n ≈ 9), o polietilenoglicol possui a tendência de ter um peso molecular relativamente baixo quando comparado à muitos outros polímeros (cerca de 100 n ≈ para o poliestireno). Porém, um maior número de unidades repetidas também pode ser encontrada dentro do universo do PEG. A massa molecular pode ser de 190g a 7000g. Os polímeros de baixo peso possuem geralmente a forma de um líquido transparente e poderia ser o que é encontrado em lubrificantes pessoais e laxantes. O polietilenoglicol, que possui um peso molecular mais alto, é um polímero mais ceroso e esbranquiçado. Cada peso diferente tem uma forma ligeiramente variada, dando ao polímero inúmeros usos na indústria farmacêutica.

Propriedades Perigosas

Apesar do polietilenoglicol ser estável quando usado corretamente e sob "condições ordinárias", quando ele é aquecido a uma temperatura de decomposição, os gases monóxido de carbono e dióxido de carbono podem se formar. O PEG possui uma classificação de inflamabilidade número 1. Isso significa que ele é inflamável, se for aquecido. Esta é a classificação mais baixa a não ser a de 0. Sacarose (açúcar de mesa) possui uma classificação de inflamabilidade de 2.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media