Propriedades químicas da água-marinha

Escrito por ben jones | Traduzido por angela spada
Propriedades químicas da água-marinha
Cristais de água-marinha (aquamarine image by Natalia Pavlova from Fotolia.com)

A água-marinha representa uma das cores do mineral berilo, que é uma pedra preciosa cristalina derivada do ciclossilicato de berilo e alumínio. É azul-esverdeada devido a várias impurezas entranhadas no mineral durante seu processo de cristalização. Pode ser encontrada em um grande número de áreas diferentes do mundo, embora alguns dos mellhores depósitos foram descobertos na Rússia e Sri Lanka. A água-marinha é a pedra dos nascidos no mês de março.

Composição química

A água-marinha, assim como o berilo, em geral é composta de átomos de berílio, silício e oxigênio. A fórmula química do berilo é Be3Al2SiO6.

Cor

Devido às impurezas entranhadas no cristal, a água-marinha aparece em várias cores, como azul-claro, azul-esverdeado, turquesa e verde-marinho.

Formato e tamanho do cristal

A água-marinha desenvolve-se em cristais de formato di-hexagonal, cujo tamanho vai de alguns milímetros até vários metros. Os cristais podem ser achatados devido à pressão externa, além de poder se tornar verticalmente estriados ou sulcados, dependendo de seu ambiente.

Índice refrativo

A água-marinha tem um índice de refração de 1,57 a 1,58. Esta é a medida da velocidade da luz dentro de uma substância, que é expressa como a proporção entre a velocidade da luz no vácuo e dentro dessa substância. Isto se compara a um índice de 1,33, no caso de água, e de 1,58, no caso de policarbonato.

Densidade específica

A água-marinha tem uma densidade específica, ou densidade relativa, entre 2,6 e 2,8. Isto a põe no reino de certos materiais de construção, como tijolos e cimento.

Dureza

A água-marinha é um mineral relativamente duro, que mede entre 7,5 e 8 na escala de dureza dos minerais de Mohs. Isto a põe até com minerais como o quartzo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível