×
Loading ...

Propriedades químicas do mentol

Atualizado em 23 março, 2017

O mentol, também conhecido como 2-isopropil-5-metilciclohexanol, é um composto orgânico, tecnicamente classificado como um álcool devido a sua ligação de oxigênio e hidrogênio (OH). O mentol aparece naturalmente na hortelã-pimenta e em outros óleos essenciais. Além disso, ele também pode ser produzido sinteticamente em laboratórios. Geralmente, esse composto é utilizado para aliviar irritações na pele, dores de gargante, congestões nasais e desconfortos musculares.

O mentol pode ser encontrado naturalmente em folhas de hortelã-pimenta (mentholée image by Unclesam from Fotolia.com)

Fórmula química

O mentol tem a fórmula química C10H20O. Ela deve ser lida como "C sub 10, H sub 20, O" ou coloquialmente como "C-10, H-20, O", que significa que cada composto de mentol é formado por dez átomos de carbono, 20 átomos de hidrogênio e um único átomo de oxigênio.

Loading...

Massa molecular

A massa molecular é a medida do peso de um composto por unidade. O mentol tem um peso molecular de 156,27 gramas por mole. Esse número é calculado ao somar todos os pesos individuais de cada átomo que forma mentol.

Densidade

A densidade é uma medida que determina a quantidade de algo existente em cada unidade. Quanto menor o número, mais esse composto pode caber em uma área. O mentol tem uma densidade de 0,89 g por cm³. Como referência, a água tem uma densidade de 1000 kg por m³. Uma vez que o mentol tem uma densidade mais baixa, isso significa que um recipiente de tamanho igual pode conter mais mentol do que água. Além disso, também é possível determinar que o mentol flutuará em relação à água.

Ponto de fusão

O ponto de fusão de uma substância refere-se à temperatura na qual a substância muda de um estado sólido para o líquido. O mentol tem um ponto de fusão de 35 °C a 45 °C — uma vasta amplitude que cobre os oito tipos diferentes de mentol.

Ponto de ebulição

O ponto de ebulição refere-se à temperatura em que uma substância muda do estado líquido para o gasoso. O mentol possui um ponto de ebulição de 212 °C, independentemente do tipo de mentol.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...