on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Propriedades do tecido da seda

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A seda é um tecido resistente e luxuoso que tem sido utilizado para o vestuário de alta qualidade e utensílios domésticos durante séculos. A seda é recolhida do casulo do bicho da seda, que tece cerca de 1600 m de fibra de seda em cada casulo. Cada delicada fibra de seda é mais resistente do que uma quantidade comparável de aço, fazendo com que a seda seja luxuosa e incrivelmente resistente.

A seda é um tecido forte e resistente (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

Produção

A fibra de seda é produzida pelo bicho da seda, que se alimenta das folhas de amora a partir do momento que nascem até estarem prontos para tecer seus casulos, o que acontece em cerca de 35 dias. O bicho da seda tem duas glândulas que produzem uma forma líquida da seda que se torna uma fibra sólida quando entra em contacto com o ar. Quando o bicho está em fase de traça, a fibra de seda é coletada, sendo que cada casulo produz cerca de 1 m de fibra de seda. Essa fibra, conhecida como seda crua, é então tecida em fios e linhas de seda. A partir de 2010, tem sido coletada uma quantidade maior de seda das fazendas de cultivo do bicho da seda do que da extração silvestre.

Loading...

Características

Devido à origem natural da fibra de seda, cada segmento varia em tamanho e estrutura, e dois fios nunca são idênticos. É um tecido altamente respirável, adequado para todos os climas. A seda coletada de bichos cultivados é suave, tem um leve brilho e é bastante uniforme na cor. A seda de bichos silvestres tem mais caroços naturais nos filamentos, fazendo com que o tecido de seda varie muito mais em cor e textura. Ela tem pouco ou nenhum brilho, mas é mais resistente do que a seda coletada de bichos cultivados. Ambas as formas de seda absorvem bem as cores, especialmente as escuras e ricas. Recomenda-se que a seda seja limpa a seco.

Custo

O custo da seda varia amplamente, dependendo da natureza da fibra, o método de coleta, o país em que foi produzida, a qualidade da seda e as condições de mercado. Em outubro de 2010, a seda dupion de qualidade inferior podia ser encontrada por um preço tão baixo quanto R$ 16,00 por metro, sendo que um tecido de alta qualidade custava até centenas de reais por metro. A seda coletada de bichos silvestres é sempre mais cara do que a dos bichos cultivados, devido ao trabalho extra envolvido. A seda que é feita a partir dos menores fios de seda, que originam em uma trama mais fina, é ainda mais cara.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...