Mais
×

Como fazer o seu próprio apoio para fogão cooktop

Criar o seu próprio apoio para fogão cooktop pode tornar a instalação de um fogão usado mais barata, especialmente se houver uma diferença de tamanho entre a sua bancada e o novo aparelho. Depois que você terminar de montar o apoio, pinte-o com uma cor que combine com a decoração da sua cozinha, para que o seu cooktop possua um visual mais personalizado. Para fazer seu próprio apoio, você terá que possuir habilidades básicas de metalurgia e soldagem.

Instruções

Você pode montar o seu apoio para fogão cooktop em uma tarde (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Meça a área de corte na bancada onde o cooktop vai ficar. Anote essas medidas e adicione 3,2 cm em todos os lados. Em seguida, meça e anote a profundidade da bancada.

    Meça a área de corte na bancada onde o cooktop vai ficar (Chris Clinton/Photodisc/Getty Images)
  2. Desenhe as dimensões originais em uma placa de aço inoxidável. Em seguida, desenhe um outro retângulo que tenha 3,17 cm a mais dos lados. Desenhe um terceiro retângulo dentro do primeiro que você desenhou. A diferença entre os dois retângulos internos deve ser a profundidade da bancada em todos os lados. Por exemplo, se a profundidade da bancada for de 2,5 cm e o primeiro retângulo tiver 50,8 cm por 76,2 cm, o retângulo mais interno medirá 48,2 x 73,6 cm.

    A diferença entre os dois retângulos internos deve ser a profundidade da bancada em todos os lados (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  3. Corte a placa de aço usando snipes, com as linhas do maior retângulo como guia. Use luvas de couro sob medida, próprias para trabalhos manuais, para que você não corte, acidentalmente, as suas mãos enquanto trabalha.

    Enquanto manusear o snipes, use luvas de couro (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  4. Corte a forma retangular mais interna. Martele a ponta de uma chave de fenda no meio do retângulo menor para fazer alguns furos. Esse processo fará com que seja mais simples usar os snipes.

    Com uma chave de fenda e um martelo faça furos na placa (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  5. Suavize as bordas da área cortada usando uma rebarbadora. Use óculos de segurança para que limalhas não entrem em seus olhos. Além de suavizar as bordas, você pode usar a rebarbadora para endireitar as linhas irregulares que você fez com os snipes.

    Ao manusear uma rebarbadora use óculos de segurança (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  6. Use os snipes para cortar uma linha reta a partir dos cantos internos do apoio até os cantos do retângulo do meio que você desenhou.

    Use os snipes para cortar uma linha reta a partir dos cantos internos do apoio até os cantos do retângulo do meio que você desenhou (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  7. Usando uma máquina de dobrar chapas, dobre a placa de aço no retângulo interno em um ângulo de 90 graus, com a linha que você desenhou para o retângulo do meio como um guia. O metal que você dobrar será a parte inferior do apoio, que deve se encaixar perfeitamente na parte recortada da sua bancada.

    O metal que você dobrar será a parte inferior do apoio, que deve se encaixar perfeitamente na parte recortada da sua bancada (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  8. Crie uma linha de junção ao longo dos cantos do metal que você dobrou, com uma máquina de solda. Soldar os cantos você cortou no passo 6 dará ao apoio uma aparência mais agradável, reforçará o seu trabalho e evitará cortes acidentais.

    Soldar os cantos reforçará o seu trabalho e evitará cortes acidentais (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)
  9. Usando uma máquina de dobrar chapas, dobre para baixo e ao redor das partes periféricas do apoio, para que as bordas brutas não fiquem expostas. Dobre o metal para trás a partir de 0,3 a 0,6 cm.

    Dê um belo acabamento ao seu apoio para fogão cooktop (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Marcador permanente
  • Placa de aço inoxidável
  • Luvas de couro
  • Snipes
  • Chave de fenda
  • Martelo
  • Rebarbadora
  • Óculos de segurança
  • Máquina de dobrar chapas
  • Máquina de solda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article