×
Loading ...

Como fazer o seu próprio bordado em uma blusa de moletom

Os bordados (adorno no tecido com fios, miçangas ou lantejoulas) existem há milhares de anos. Na verdade, esse foi o principal método usado pelos bizantinos para embelezar as roupas. Você pode usá-lo para decorar toalhas, fronhas, roupas e muito mais.

Instruções

O bordado pode ser usado para embelezar uma variedade de materiais (cross stitch embroidery image by vnlit from Fotolia.com)

    Planejando o seu desenho

  1. Procure ou crie um desenho para bordar no seu moletom. Você também pode comprar uma transferência a ferro em uma loja de artesanato.

    Loading...
  2. Determine onde deseja colocar o desenho na blusa.

  3. Decida a cor da linha que será preciso para o desenho. Você pode usar uma variedade de linhas, mas a própria para bordar é resistente e não desbota.

  4. Reveja os tipos de pontos e decida qual deles você usará para seu projeto. Por exemplo, você pode usar diferentes pontos para contornos, afiando e preenchendo partes do desenho. Os pontos usados com mais frequência ​​incluem o ponto corrido, pesponto, ponto de cetim e ponto de cadeia.

    Bordando o seu desenho

  1. Lave e seque o moletom para evitar o desbotamento e a alteração de cor da sua linha quando for lavar o produto final.

  2. Use uma caneta solúvel em água para desenhar o projeto inteiro na blusa. Outros métodos de transferência incluem transferências a ferro ou traçar um desenho sobre o material usando papel carbono.

  3. Solte o parafuso no bastidor para separá-lo. Ele é composto por dois aros que se encaixam um dentro do outro.

  4. Estique o moletom sobre o aro menor.

  5. Coloque o aro maior por cima. Isso ajudará a manter o tecido esticado e os pontos lisos. Para projetos pequenos, pode ser que a imagem caiba toda dentro do aro, mas para projetos maiores, será preciso mover o aro para abranger todo o desenho.

  6. Aperte o parafuso no bastidor.

  7. Corte um pedaço de linha de cerca de 50 cm de comprimento. Você pode separar a linha de bordar para variar a espessura da sua costura de fina à grossa.

  8. Passe a linha na agulha.

  9. Comece o bordado do lado de baixo do moletom a partir de um ponto do desenho que permita o fluxo mais contínuo de costura até que o adereço esteja completo. Quando estiver em dúvida, comece pelo centro.

Loading...

O que você precisa

  • Tesoura pequena
  • Caneta de marcação solúvel em água
  • Linha de bordar
  • Agulhas de bordar sortidas
  • Dedal
  • Bastidor

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...