×
Loading ...

Como fazer seu próprio filtro de piscina

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Existem diferentes tipos de filtros de piscina. Os mais comuns são os de cartucho ou de areia, que é o mais fácil de construir e usado por séculos. Basicamente, a água corre através de um tanque cheio de areia. Conforme as partículas maiores ficam presas, começa a ficar muito difícil para as menores passarem através da areia. Eventualmente, só passarão minusculas partículas de detritos para sua piscina. Um pouco de conhecimento mecânico básico e as ferramentas certas são necessários para se construir seu próprio filtro de areia.

Instruções

Um filtro manual reduzirá a necessidade de manutenção de sua piscina (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Coloque o recipiente de plástico próximo à bomba da piscina. Deixe em um lugar conveniente para você trabalhar e fora do caminho do tráfego de pedestres.

    Loading...
  2. Fure dois buracos no recipiente usando a broca. Um deve ter cerca de 1,3 cm, ficando no fundo do tanque e o outro deve ficar no centro da tampa.

  3. Coloque a rede ou o náilon nas pontas de uma mangueira, prenda com a fita de encanador ou com os grampos de aço inoxidável. Coloque mangueiras de piscina nos buracos. Certifique de que há pó de carvão suficiente para que se possa levantar a tampa do recipiente e fazer pequenos ajustes no filtro caso seja necessário.

  4. Coloque a massa de vedação a prova de água dando a volta nos buracos da mangueira e do recipiente para deixar bem apertados, impedindo vazamentos. Massa de vedação de silicone funciona bem para isso.

  5. Encha três quartos do recipiente com areia para piscina, que tem a espessura ideal para a filtragem. Outros tipos não devem ser utilizados.

  6. Teste seu filtro. Ligue a bomba para certificar de que não há vazamentos. Se necessário, use a massa de vedação para reparar algum vazamento.

  7. Verifique a areia com periodicidade. Quando estiver com uma cor de esverdeada a preto, troque.

Loading...

O que você precisa

  • Recipiente de plástico com tampa para lacrar, 40 litros ou mais
  • Areia para piscina
  • Rede firmemente tecida ou meias-calças de náilon
  • Furadeira
  • Broca do mesmo tamanho do cano de suprimento de água
  • Massa de vedação a prova de água
  • Fita de encanador ou grampos de aço inoxidável

Referências

Loading ...
Loading ...