×
Loading ...

Como fazer seu próprio painel solar passivo utilizando latas de alumínio

Para um observador eventual, latas de refrigerante de alumínio e energia solar teriam, aparentemente, pouco a ver uma com a outra. No entanto, com um pouco de inventividade e de compreensão básica de termodinâmica, você pode transformar as latas em uma célula de energia solar passiva poderosa e eficiente. Passiva significa que ela não gera eletricidade diretamente, mas auxilia passivamente um gerador padrão ou serve como aquecimento. Porém, há um truque para isso, que vem na forma de tinta preta como condutora térmica que cobre cada parede das latas de alumínio modificadas. A energia térmica que vem do sol é transferida, então, através do alumínio que é muito condutor, para o ar que está no interior da lata.

Instruções

Latas de refrigerante têm a interessante propriedade de serem extremamente condutoras de calor (Aluminum cans on end image by Jeffrey Studio from Fotolia.com)
  1. Encha a bacia com água morna e um pouco de detergente neutro. Mergulhe as latas de refrigerante de alumínio na água morna por, pelo menos, duas horas. Antes de enxaguá-las, limpe-as com água quente. Marque o centro de cada um dos fundos das latas de refrigerante com um lápis.

    Loading...
  2. Faça um buraco no meio dos fundos de todas as latas de refrigerante, utilizando pedaços cada vez maiores de brocas, até que você tenha um buraco grande o suficiente para inserir facilmente a ponta do cortador de lata. Corte e retire o meio da parte inferior de todas as latas, deixando um rebordo de 1,27 cm no fundo da lata. É importante que o rebordo permaneça intacto, porque é como cada lata poderá se juntar uma a outra. Utilize o cortador de lata para remover a mesma quantidade de material do lado de cima da lata. Neste momento você deve ter dois furos do mesmo tamanho, um no topo e outro no fundo da lata.

  3. Corte seis furos igualmente distanciados em cada extremidade de cada lata com o cortador de latas. Dobre-os em formato de asa espiralada utilizando o alicate de bico. As barbatanas vão fazer o ar girar, permitindo uma melhor circulação por todo o dispositivo.

  4. Cole as latas preparadas em colunas utilizando adesivo de metal resistente ao calor. Depois de ter construído colunas suficientes para completar o revestimento da célula, você precisará construir as tampas superior e inferior. Construa uma coluna de latas de refrigerante, sele ambas as extremidades com fita isolante e utilize o cortador de lata para cortar furos nos lados das latas, de modo que os furos se encaixem sobre as partes superior e inferior de cada coluna. Corte um buraco final para a entrada e a saída de ar, que será uma única lata que se sobressai na parte superior e inferior do quadro. A configuração final será a de uma série de colunas com um única linha na parte superior e na parte inferior. Vede todas as fugas de ar com fita isolante.

  5. Pinte o conjunto de latas com um forte tom de preto, utilizando uma tinta condutora térmica. O tom escuro é o que converte a energia solar em calor, que pode ser aproveitada na forma de fluxo de ar quente.

  6. Faça furos piloto antes de usar parafusos de madeira e utilize a broca para montar a estrutura de madeira, utilizando dois painéis de janela tanto na frente quanto na parte de trás, permitindo que o painel receba energia solar, independentemente de sua direção, desde que não esteja posicionado na sombra. Corte uma entrada de ar e uma saída de ar quente na parte superior e inferior da estrutura da célula e, depois, sele com fita isolante.

Loading...

Dicas

  • Inicie tendo o fim em mente e desenhe um projeto em papel milimetrado antes de começar, isso vai ajudar a economizar tempo durante a montagem da estrutura.
  • Ao ligar a saída de ar quente no seu aquecimento doméstico com uma passagem de sentido único você pode economizar em contas de aquecimento no inverno. Você também pode utilizar o ar do interior da casa, como a entrada de ar para aumentar ainda mais a eficiência.
  • Ao ligar a saída de ar quente a um gerador de turbina de ar, você pode produzir eletricidade barata e ecológica.

Aviso

  • Utilize sempre óculos de segurança ao trabalhar com madeira ou metal.
  • Consulte os códigos de construção local ao conectar o dispositivo ao seu aquecimento doméstico ou a um gerador.

O que você precisa

  • Óculos de segurança
  • Lavatório
  • Água morna
  • Detergente livre de fosfato
  • Furadeira com brocas de metal
  • Cortador de latas
  • Alicate de bico
  • Adesivo resistente ao calor
  • Fita isolante
  • Duas estruturas de janela
  • Tábua tratada
  • Parafusos para madeira

Referências

Loading ...
Loading ...