Mais
×

Como fazer seu próprio sudoku com letras e números

Atualizado em 20 julho, 2017

Os sudoku, assim como um jogo de xadrez, são uma ótima maneira de desafiar e envolver a mente lógica de uma pessoa. Saber como fazer o seu próprio sudoku, especialmente um mais difícil, com letras e números, não é tão tentador. Entretanto, ser capaz de fazer o seu próprio oferece a oportunidade de desafiar as mentes dos outros, o que você pode achar divertido por si só. Você pode até mesmo construir um currículo ou portfólio no processo, de modo que um jornal o contrate para fazer sudoku para publicação. Independente disso, o processo de fazer o seu próprio sudoku é fácil.

Instruções

Fazer sudoku com letras é o mesmo que com números (Sudoku image by Claude Wangen from Fotolia.com)
  1. Desenhe uma grade em uma folha de papel com três linhas de três caixas maiores, em que haja três linhas de três caixas menores em cada (9 x 9 caixas menores com divisórias entre cada três linhas, resultando em 3 x 3 caixas maiores). Escureça as divisórias entre cada 3 linhas (dividindo as nove caixas maiores).

  2. Preencha a primeira caixa maior com qualquer combinação de números de 1 a 5 e com letras de A a D. Preencha a segunda, logo abaixo da primeira, com uma combinação dos mesmos números e letras, mas evite colocar números e letras em cada caixa principal separada que já tenha esses números e letras. Evite colocar números e letras que já foram usados ​​nas mesmas linhas verticais também.

  3. Repita adicionando os números e letras em cada coluna para baixo até que todas elas sejam preenchidas e nenhuma linha vertical, horizontal ou caixa principal (das 9) tenha números repetidos ou letras.

  4. Desenhe outra grade do mesmo tipo (9 por 9 com divisórias entre cada 3 linhas) em uma segunda folha de papel. Passe canetinha preta por cima das linhas da grade. Sombreie levemente as principais caixas de canto e centro das nove caixas principais com o seu lápis para identificá-las.

  5. Preencha várias caixas com números e letras do quebra-cabeça original que você fez. Preencher 30 ou mais é considerado um sudoku fácil. Quanto menos for incluído no início, mais difícil será o jogo. Não inclua poucos números, ou o quebra-cabeça será muito difícil e obscuro de resolver, requerendo adivinhações para fazer qualquer progresso em direção à sua resolução. Guarde o sudoku original como seu gabarito.

Dicas

  • Tente fazer quebra-cabeças usando diferentes quantidades de caixas nas linhas, formas diferentes para as principais caixas ou grupos de caixa, e tente também usar diferentes combinações de letras e número quando elaborá-los.

Aviso

  • Não continue a fazer um quebra-cabeça em que você não pode evitar fazer duplicatas nas principais caixas ou grupos de caixa e/ou nas próprias linhas. Comece tudo de novo ou mude os números e letras da linha anterior ou linhas anteriores para isolar e corrigir o problema.

O que você precisa

  • 2 folhas de papel
  • Lápis
  • Canetinha preta
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article