×
Loading ...

Prós e contras de alianças de tungstênio

Alianças são tradicionalmente feitas de ouro de pureza variada. A platina muitas vezes tem sido uma alternativa, ainda que mais cara, devido à dificuldade em trabalhar o metal, enquanto a prata também é uma alternativa não tão favorável devido a sua suavidade. Outro material alternativo para alianças agora é o tungstênio, mas deve-se considerar os prós e contras deste metal antes de escolhê-lo para uma aliança de casamento.

Alianças são tradicionalmente feitas de ouro, mas recentemente surgiram alternativas ao material (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Durabilidade

Alianças de tungstênio são muito fortes e mostram mais resistência à flexão que o ouro, a prata, a platina e o titânio. Anéis de tungstênio, na verdade, não se deformam sob pressão, e só quebram sob uma quantidade extrema de pressão. Por esta razão, este metal é visto com bons olhos por aqueles que realizam o trabalho manual já que os anéis não se desgastam quando lidam com cargas pesadas. Resistência a riscos é outra vantagem dos anéis de tungstênio, e é preciso um material com capacidade de abrasão próxima à de um diamante para arranhar em tungstênio.

Loading...

Reajustes

Visto que alianças de casamento são destinadas a ser artigos para durar a vida toda, é importante que possam ser redimensionados, já que o peso de uma pessoa varia ao longo de sua vida. É quase impossível fazer ajustes em uma aliança de tungstênio, o que é uma desvantagem de um material usado para este fim.

Gravações

Muitas pessoas optam por gravar uma mensagem ou data especial no interior de sua aliança para reforçar a natureza sentimental do objeto. Devido à sua força, gravar em tungstênio não é possível. Um joalheiro pode tentar gravar a aliança, mas na melhor das hipóteses conseguirá marcas muito fracas.

Manutenção

O tungstênio é uma escolha popular para alianças porque não requer polimento para manter o seu brilho original. A oleosidade da pele e produtos químicos externos não têm efeito sobre o brilho do tungstênio, por isso é uma escolha popular entre aqueles que desejam uma aliança de baixa manutenção.

Reações alérgicas

Alguns joalheiros usam cobalto na liga de tungstênio para suas alianças. Muitas pessoas são alérgicas ao cobalto e sofrem erupções cutâneas como resultado da exposição. Para eliminar o risco de que isso aconteça, é aconselhável comprar uma aliança de casamento de tungstênio que tenha níquel na composição de sua liga. Quando níquel é usado em ligas de tungstênio, elas se tornam hipoalérgicas, mesmo para aqueles que sofrem de alergia ao níquel.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...