×
Loading ...

Os prós e contras de se aparar o pelo de um Border Collie

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os Border collies são cães inteligentes e leais, com uma forte ética de trabalho. Eles são excelentes animais de estimação para famílias e se adequam a fazendas e pastoreio de ovelhas ou gado. Esses cães também têm belos pelos que necessitam de cuidados e atenção. Há prós e contras para se aparar o pelo de Border collies.

Um Border collie preto e branco descansando (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pelo do Border collie

Os pelos desses cães podem ter diferentes comprimentos e cores. A cor mais comum é preto e branco, com o pelo suave e sedoso, geralmente curto e médio de comprimento. Os Border collies também podem ser marrons e brancos ou pretos e com marcas beges, e seu pelo pode ser grosso e longo.

Loading...
Border collies podem ter pelo marrom e branco (Kane Skennar/Photodisc/Getty Images)

Prós

Um cão bem tosado é um cão saudável e feliz, e os Border collies não são exceção. Sem a tosa, o cão pode ficar com pelos sujos, emaranhados e com nós. O pelo negligenciado também pode abrigar pulgas, carrapatos e micose. Os Border collies são muitas vezes alérgicos a pulgas, por isso seus proprietários precisam estar alertas. Algumas pessoas são alérgicas ao pelo espalhado por Border collies e outros cães. A tosa regular ajuda a minimizar pelos e pulgas.

Contras

Alguns acreditam que o pelo de um Border collie não deve ser tosado e que a melhor maneira de manter a pelagem saudável é escovar o cão por dez minutos, três vezes por semana. Isso limpará toda a pele morta e impedirá emaranhados. Por causa de sua natureza sensível e inteligente, os Border collies podem ficar traumatizadas ao terem seus pelos tosados por alguém em quem confiam, levando a um problema entre o relacionamento entre cão e proprietário. Outro risco é o dano de longo prazo causado, se você cortar muito pelo. Se o corte for feito durante os meses de inverno, o Border collie pode ficar com frio.

Conclusão

Os prós superam os contras em relação à tosa do pelo de um Border collie. A tosa é uma boa oportunidade para o proprietário verificar e identificar problemas, como pulgas e carrapatos. Se isso for feito com cuidado, o corte fortalecerá a relação entre o cão e o proprietário.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...