Prós e contras de um capô "cowl induction" em carros de corrida

Escrito por richard rowe | Traduzido por antonio silva
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Prós e contras de um capô "cowl induction" em carros de corrida
Capota com o sistema "cowl induction". (musclecar image by Litle from Fotolia.com)

Capôs com entrada de ar, "cowl induction", tem sido utilizados desde os primeiros dias do Grande Prêmio de corridas em 1910. Este método é uma forma comprovada, e talvez um tanto antiquada, para conseguir alguns cavalos a mais de potência. Capotas "cowl induction" possuem uma saliência para puxar algum ar frio e de alta pressão que se acumula no para-brisa com a velocidade. Embora um sistema "cowl induction" bem projetado seja bonito e funcione bem, há um número de opções disponíveis no mercado que não possuem muitos dos inconvenientes deste sistema.

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Questão da potência

Como um carro perfura o ar estagnado em alta velocidade, existe um número de áreas que tendem a acumular bolsões de alta pressão. O para-choque dianteiro, grade, faróis, para-brisa e cavidades da roda são as áreas mais comuns.

Uma vez que os motores são mais potentes no ar fresco exterior do que com o ar quente encontrado no compartimento do motor, parece lógico aproveitar esses bolsões de alta pressão para alimentar o motor com ar. Além de diminuir a temperatura do ar, aumentando a pressão de ar em torno de uma entrada empurra mais ar para dentro do motor do que o ar estático poderia fazer, o que é similar à forma como funciona uma superalimentação.

Outros pontos

Capôs "cowl induction" são usados também ​​por uma série de outras razões, dentre as quais estão a desocupação do interior do carro e o resfriamento. Visto que muitos incrementos de desempenho (especialmente aqueles encontrados em veículos carburados) são mais altos do que o normal, talvez não haja espaço suficiente sob o capô para caber um limpador de ar.

A segunda função adicional desse tipo de capô tem a ver com o resfriamento. Enquanto que essas capotas perfuram o ar frio quando estão em alta velocidade, quando estão em repouso ou em velocidade baixa eles ficam exaustos. Como carros de corrida tendem a produzir calor excessivo em repouso, a habilidade de ventilar o ar quente para fora do compartimento do motor pode ser a diferença entre uma noite divertida e um motor queimado.

Efeitos aerodinâmicos

Capôs "cowl induction" podem ajudar a suavizar a passagem de corrente de ar ao longo de um carro em alta velocidade, mas podem ser mais um impedimento ao bom desempenho em altas velocidades do que qualquer outra coisa. Se o sistema não é vedado para dentro do capô, ele pode acabar pressurizando o compartimento do motor em altas velocidades. Isto pode levantar a parte dianteira do carro levemente, causando uma condição perigosa de descontrole em velocidades superiores a 240 km/h.

Desvantagens

A principal desvantagem do capô "cowl induction" é em relação ao clima. Embora alguns capôs sejam disponíveis com válvulas de desvio manuais e compartimentos de captura para a água, muitos escolhem as alternativas mais baratas que não o são. Mesmo em capôs que têm esses recursos, um pouco de água pode acabar entrando debaixo do capô, especialmente se houver uma tempestade repentina e severa e o proprietário não se lembrar de abrir a válvula.

Soluções e alternativas

Orifícios de entrada de ar frio que sugam o ar das cavidades das rodas oferecem muitos dos mesmos benefícios de um sistema "cowl induction", sem as preocupações climáticas ou aerodinâmicas. Essas entradas também costumam ser muito mais baratas do que capôs "cowl", mas não deixam o carro tão legal.

O sistema chamado "ram-air" canaliza o ar de áreas frontais, como o para-choques ou a grade, já que essas áreas sentem uma pressão de ar muito maior do que o para-brisas inclinado. Com a tubulação correta, um tubo "ram-air" pode ser até 25 por cento mais eficiente do que o capô "cowl induction" e pode até gerar de 2 a 3 PSI (libra-força por polegada quadrada) de impulso em uma velocidade muito elevada.

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