Mais
×

Prós e contras de casas com estrutura de aço

Atualizado em 29 março, 2018

Frequentemente usadas em construção comercial, estruturas de aço foram largamente ignoradas na construção residencial por muitos anos. Isso está mudando lentamente à medida que proprietários e construtores abraçam as vantagens da segurança e maior durabilidade dessas armações. Embora tenham pontos positivos, elas têm alguns inconvenientes, mais notavelmente sua baixa capacidade de isolamento. Estruturas de aço também requerem algumas ferramentas especiais e conhecimento para construir.

A popularidade de armações de metal está aumentando, principalmente em áreas com problemas de cupins (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Durabilidade do aço

Talvez o benefício mais significativo de estruturas de aço seja a sua durabilidade. Ao contrário de armações tradicionais de madeira, o aço não deforma ou expande, sendo mais apto a lidar com os danos da água, uma vez que não apodrece e é altamente resistente aos fungos. Essa liga também é completamente desagradável para cupins, formigas e outros insetos que se alimentam de madeira. Além disso, estruturas de aço são capazes de resistir a terremotos de nível 9 e ventos de mais de 240 quilômetros por hora.

Características de segurança

A estrutura de aço no interior de um edifício está ligada diretamente à terra. Isso permite que toda a armação aja como um para-raios, inofensivamente descarregando a descarga elétrica no chão. Elas também dissipam correntes de vazamento elétrico que ocorrem quando a fiação elétrica danificada "despeja" eletricidade na casa. Além disso, não são combustíveis e não ajudarão a alastrar um incêndio, o que levou muitas companhias de seguros a oferecerem um desconto para estruturas de aço na cobertura residencial.

Eficiência energética

Apesar de seus muitos benefícios, estruturas de aço não são eficientes em termos de energia. O aço conduz o calor de 300 a 400 vezes mais rápido que a madeira, reduzindo as propriedades de isolamento térmico das paredes em 60%. Isso ocorre devido a um fenômeno conhecido como pontes térmicas, em que o calor toma o caminho mais condutivo (o próprio aço, nesse caso), se movendo rapidamente de dentro da casa para os pregos de aço nas paredes. Além de deixar o ambiente frio, as pontes térmicas podem criar manchas pretas nas partes frias das paredes. Pode-se combater esta perda de energia usando isolamento extra ou materiais que bloqueiam a condução de calor. Aumentar o espaçamento entre pregos de aço nas paredes também ajuda, criando menos pontes térmicas.

Instalação especial

Casas com estruturas de aço foram introduzidas nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial. Em resposta à demanda dos soldados voltando para casa, o Lustron Co. construiu 2500 casas com armação de aço antes de declarar falência em 1950. O interesse na estrutura diminuiu, mas foi renovado em 1990. Entretanto, a indústria do ramo tem sido lenta para adotar este método de construção de casas, em grande parte por causa dos custos envolvidos. Embora essas estruturas permitam montagem rápida, construí-las requer algumas ferramentas e conhecimentos especializados. Empreiteiros são, por vezes, lentos para abraçar novas técnicas de construção, devido à despesa adicional de treinamento de pessoal e de compra de equipamentos especiais.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article