Prós e contras da churrasqueira à gás com infravermelho

Escrito por jennifer blair Google | Traduzido por gabrielle nobrega oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Prós e contras da churrasqueira à gás com infravermelho
Alimentos grelhados na churrasqueira à gás com infravermelho são menos propensos a ficarem secos (Barbecued steak. image by juri semjonow from Fotolia.com)

Você pode ficar intrigado na hora de comprar uma churrasqueira à gás com infravermelho para colocar em seu quintal. Como as churrasqueiras tradicionais à gás, ela também usa gás ou líquido propano no seu acendimento, mas também usa a radiação infravermelha para cozinhar, atingindo temperaturas bem mais altas do que as tradicionais. Seu uso traz três benefícios aos alimentos, mas também existem dois pontos contras que precisam ser considerados antes de você tomar uma decisão final.

Outras pessoas estão lendo

Pró: Controle de temperatura

As churrasqueiras à gás com infravermelho usam uma fonte direta de calor, ao contrário das tradicionais movidas à carvão vegetal ou à gás. Um maçarico de aço inoxidável ou a telha de cerâmica dentro da churrasqueira é aquecido depois que a chama do grill é acesa. Os alimentos colocados na grelha recebem calor diretamente. Na churrasqueira à carvão ou à gás, o ar é aquecido e e aplicado nos alimentos, logo, o aquecimento é indireto. É mais fácil controlar a temperatura usando o infravermelho, pois usa o aquecimento direto dos alimentos; os alimentos cozinham mais uniformemente, e o aquecimento direto também permite crestar carnes e criar aquelas atrativas marcas de grelhado.

Pró: Cozinhamento mais rápido

O aquecimento direto da churrasqueira à gás com infravermelho também gera um cozimento mais rápido dos alimentos do que o proporcionado pelas churrasqueiras tradicionais. A radiação infravermelha faz com que a churrasqueira fique muito mais quente, logo, o alimento será exposto a temperaturas mais altas, gerando um tempo de cozimento bem menor quando comparado a outros aparelhos. Isso significa que você passará menos tempo em frente da churrasqueira e poderá aproveitar mais com sua família e amigos.

Pró: Carne suculenta

Devido à churrasqueira à gás com infravermelho cozinhar mais rápido do que outras tradicionais, a carne é menos propensa a ficar seca ou esturricada. O calor direto se espalha uniformemente em toda a superfície da carne, de forma que nenhuma parte é mais aquecida ou fica mais queimada do que outra. Assim, a carne fica mais suculenta por conta dessa eficiente difusão de alta temperatura que também permite que seja cozida em menos tempo.

Contra: Menor versatilidade

O calor intenso da churrasqueira à gás com infravermelho é designado para o cozimento de carnes, de modo que a parte externa fique tostadinha e crocante e a parte de dentro molinha e suculenta. Dessa forma, ela é ideal para quem prefere um bife médio ou mal passado. No entanto, não é adequada para o preparo de uma carne que precisa ser bem cozida ou que seja cortada em pedaços muito grandes; nesse caso, ela queimaria a parte de fora da carne antes que o interior estivesse cozido. Por essa razão, procure uma churrasqueira que possua variedade de controle de temperatura, assim você poderá cozinhar frangos e carnes mais delicadas, como peixe.

Contra: Sabores limitados

Como uma churrasqueira à gás tradicional, os grills da churrasqueira com infravermelho também não produzem fumaça de madeira. Algumas pessoas gostam do sabor defumado que essa fumaça proporciona à carne e podem sentir falta desse sabor considerado o tradicional de churrasco. Também não é recomendado adicionar algo que gere essa fumaça de madeira dentro da churrasqueira com infravermelho, o que significa que você pode abrir mão desse sabor caso escolha essa churrasqueira.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível