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Prós e contras do construtivismo na sala de aula

Atualizado em 21 novembro, 2016

O construtivismo é uma teoria de aprendizado que foca na construção do conhecimento. O processo de aprendizado é promovido através de atividades mentais, observações e crenças para interpretar as informações. Os professores que usam esse princípio nas aulas envolvem os alunos em atividades que incorporam exemplos cotidianos. A informação é ensinada por eles, mas muitas vezes a instrução é apenas facilitada porque os estudantes aprendem através da exploração própria.

Professores que usam o construtivismo na sala de aula facilitam o aprendizado ao encorajar a autodescoberta do conhecimento (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

História

O movimento de educação progressiva liderado por Jean Piaget e John Dewey eventualmente se moldou na teoria de construtivismo. Piaget concluiu que as pessoas aprendem através da construção mental das estruturas lógicas ao longo da vida. Dewey acreditava que as crianças aprendem através do envolvimento próprio e não ao escutar instruções. Além de Piaget e Dewey, outros colaboraram com o aparecimento do construtivismo através de conceitos baseados em educação, filosofia, sociologia e psicologia.

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Princípios

A Universidade Estadual de São Francisco enfatiza 10 princípios do construtivismo. Os princípios são: aprender leva tempo; a construção do aprendizado ocorre dentro da mente; aprender envolve compromisso no ambiente; o aprendizado ocorre conforme a pessoa aprende; aprender é uma atividade social; ela envolve linguagem; motivação é necessária; aprender é contextual; para aprender precisa-se de conhecimento; e o aprendizado não é passivo. Juntos, os princípios do construtivismo constroem uma teoria de um ambiente de aprendizado criativo e de ritmo individual.

Prós

As crianças normalmente aproveitam o processo de aprendizado se elas estiverem envolvidas em atividades em vez de ficarem ouvindo instruções. Um benefício significante da teoria de construtivismo é que os alunos podem aplicar esse estilo de aprendizado ao longo da vida. Os princípios abordados permitem que os adultos tenham um papel ativo na descoberta de novas informações. Além disso, um nível mais alto de pensamento ocorre quando uma pessoa utiliza todas as habilidade em vez de apenas algumas. Um senso de propriedade é criado pela criança, quando o aprendizado ocorre a partir de experiências práticas e investigações em vez de através do recebimento de novas informações por alguma outra pessoa.

Contras

Os professores que usam a teoria do construtivismo podem acreditar que o aprendizado é baseado na habilidade da criança em obter novos conhecimentos e não na capacidade do professor em si. Alguns argumentam que os professores podem não assumir a responsabilidade pelo aprendizado defasado na sala de aula, já que o construtivismo foca no autoaprendizado. Outros críticos defendem que as crianças que são estimuladas a aprender usando o construtivismo podem se apoiar no "pensamento em grupo", que normalmente resulta na filosofia da "maioria vence". Salas de aula de escolas públicas contêm alunos tanto privilegiados como os mais humildes. Estudantes de famílias de classes sociais menores podem estar em desvantagem quanto à motivação própria e ao aprendizado prático que as crianças de classes sociais mais altas possuem.

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Referências

Recursos

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