Prós e contras dos espaçadores de rodas

Escrito por william zane | Traduzido por larissa frança
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Prós e contras dos espaçadores de rodas
Existem dois tipos principais de espaçadores de rodas (Creatas/Creatas/Getty Images)

Os espaçadores de rodas são peças de metal redondas que vão entre a calota e a roda de um carro ou caminhão. Eles deixam a roda mais longe do corpo e são usados por uma variedade de razões, incluindo adequação, performance e aparência. Existem dois tipos principais de espaçadores. O primeiro é um desenho simples que desliza sobre os parafusos e pregos existentes. O outro é um tipo que é parafusado à calota do carro. As rodas são então parafusadas ao espaçador.

Outras pessoas estão lendo

Adequação

Os espaçadores são mais comumente utilizados para assegurar que um conjunto específico de rodas sirva adequadamente em um veículo, caso elas possuam um balanceamento incorreto. Se as rodas interferem com os componentes de suspensão ou trabalho corporal no arco interno da roda, então instalar um conjunto de espaçadores pode resolver esse problema, já que deixa as rodas mais longe do corpo. Por outro lado, os espaçadores podem causar problemas de interferência, já que podem deixar as rodas mais próximas das bordas do para-lama e do trabalho em torno de suas aberturas.

Aparência

Outra razão pela qual os espaçadores de rodas são utilizados é para fazer um veículo ficar mais bonito. Rodas que chegam à beira da carroceria do veículo (mas não passam) dão a este uma melhor postura, que é como ele acomoda-se na estrada. Os espaçadores têm sido usados por anos por companhias como Porsche não só para melhorar a manutenção, mas para fazer o carro parecer mais agressivo. Entretanto, se eles são muito largos, isso pode resultar em um visual estranho, no qual as rodas sobressaem-se demais da carroceria do carro.

Performance

Outra razão para usar os espaçadores é aumentar o manejo do seu veículo. Eles são instalados entre a calota e a roda e a empurram para longe do chassi, ampliando a distância entre as rodas. Isso aumenta a aderência que o seu carro tem em esquinas, permitindo fazer curvas mais rápido. Os espaçadores também podem mudar o equilíbrio do manejo do seu carro. Por exemplo, se você instalá-los atrás, mas não na frente, terá mais aderência na parte traseira, o que levará seu carro a subvirar, ou seja, a frente vai em direção à parte de fora da esquina, durante uma curva, devido ao aumento da aderência da parte traseira.

Componente desgastado

Os espaçadores de roda podem acelerar o desgaste nos componentes da suspensão e calota por causa do estresse adicionado em partes que foram produzidas pelo fabricante para certas tolerâncias. Pelas rodas estarem mais longe da calota, mais estresse é colocado sobre o rolamento, calota e/ou eixo, levando essas partes a falharem prematuramente.

Direção mais pesada

Dependendo do tamanho dos espaçadores, a direção poderá se tornar mais pesada. A maior distância entre as rodas significa que mais esforço é necessário para girá-la, o que pode tornar mais difícil girar o volante. Novamente, isso depende na largura da distância do espaçador. Um pequeno, de 0,6 cm de largura não terá tanto efeito quanto um de 2,5 cm ou 5 cm.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível