Prós e contras da luz ultravioleta germicida em sistemas de aquecimento e resfriamento

Escrito por tyler lacoma | Traduzido por v pole
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Prós e contras da luz ultravioleta germicida em sistemas de aquecimento e resfriamento
Luz UV pode desinfetar, mas é limitada quando usada para remoção de poeira (uv light. image by Harvey Hudson from Fotolia.com)

Luzes ultravioletas (UV) germicidas são usadas em procedimentos científicos e sistemas de ar-condicionado para matar microrganismos, tanto no ar como em superfícies próximas. Elas são compostas por lâmpadas únicas que produzem comprimentos de onda ultravioleta do tipo c, perigosos para organismos vivos e fatais para aqueles pequenos o suficiente para entrar pelo ar com as partículas de poeira. Existem benefícios e problemas envolvidos no uso das luzes UV.

Outras pessoas estão lendo

Eficácia

Luzes UV são úteis por causa de sua eficácia. Desde que o ar não esteja passando partículas de poeira pelo filtros com velocidades muito altas para a luz ser eficiente, a lâmpada UV pode matar mais de 99% de qualquer microrganismo do ar, incluindo bactérias, vírus ou esporos de fungos. Poucos filtros têm a mesma eficácia.

Economia de energia

Alguns filtros ultravioletas são colocados diretamente acima do sistema de ar-condicionado para eliminar qualquer microrganismo perto das bobinas de aquecimento ou resfriamento. Isso previne o sistema de desenvolver problemas de bolor e, com um filtro adicional, também ajuda a evitar acúmulo de poeira. Como resultado, o ar-condicionado funciona de forma mais eficiente, economizando energia.

Aplicação flexível

Existem vários tipos de filtros de luzes UV e eles podem ser colocados não somente acima dos sistemas de ar-condicionado, mas também dentro de ventiladores e até em ambientes como unidades autônomas. As lâmpadas devem ser protegidas das pessoas, mas elas são um método fácil de desinfetar salas que não são parte do sistema de ar-condicionado e não exteriorizam contaminantes facilmente.

Limitações

Enquanto as luzes UV são eficazes matando materiais vivos, elas não podem tocar as partículas. Isso significa que polens e outras partículas danosas podem, ainda, flutuar livremente com a poeira, criando problemas de limpeza. A luz UV deve ser usada com filtro adicional para ser eficaz tanto desinfetando quanto removendo poeira.

Poeira

A poeira cria outro problema para as luzes UV. Quando passa pela lâmpada, é depositada em sua superfície. Com o passar do tempo, isso diminui a eficácia da lâmpada, que deve ser limpa frequentemente quando em ambientes empoeirados. Devido ao risco para as pessoas, o sistema UV deve ser completamente desligado antes que qualquer pessoa faça qualquer manutenção.

Substituição

Lâmpadas UV têm curto tempo de vida. Apesar de poderem continuar funcionando depois de um ano, a sua eficácia diminui bastante depois desse tempo, exigindo que os proprietários, então, troquem as lâmpadas a cada ano. Isso pode ser um gasto adicional significativo que pode complicar economias relacionadas à maior eficiência no uso de energia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível