Prós e contras do OpenOffice

Escrito por silvania cochrine | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Prós e contras do OpenOffice
Uma opção viável para um pacote de programas de escritório (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

OpenOffice é o produto de mais de vinte anos de engenharia em software. É o líder em software de escritório open-source (aberto para edições). É usado para processar palavras, bases de dados, apresentações, planilhas e gráficos. OpenOffice é uma alternativa gratuita para produtos como o Microsoft Office. Está disponível para download no site: http://www.openoffice.org.>

Outras pessoas estão lendo

Custo

OpenOffice é um programa de escritório gratuito para download e instalação. Os desenvolvedores que criaram e mantêm o OpenOffice dependem de doações em dinheiro dos usuários e do tempo de outros programadores para continuar do projeto. Isso pode ser uma vantagem, pois não custa nada ao usuário caso não queira doar. Também pode ser uma desvantagem, se a comunidade que desenvolve o OpenOffice não tem os recursos necessários para continuar desenvolvendo o programa. Por outro lado, é uma vantagem pois tem programadores que se interessam mais em criar um produto de qualidade do que lucrar com isso.

Relatório de bugs

O programa não serve apenas para enviar relatórios de bugs para a equipe de desenvolvimento, mas o usuário pode também discutir os problemas que está tendo com a equipe no chat IRC. Isso dá a possibilidade de ter certeza de que seu problema foi solucionado, ao invés de esperar por um longo tempo pelo próximo lançamento.

Updates frequentes

O OpenOffice é atualizado à medida em que os desenvolvedores consertam bugs e adicionam novas opções. Não é preciso esperar por datas específicas de lançamento como outros programas de escritório costumam fazer. Os usuários podem atualizar seu programa toda vez que uma nova opção é adicionada, o que pode ser feito várias vezes ao ano, se necessário. Isso dá uma vantagem ao OpenOffice em relação às companhias maiores, já que o usuário não precisa esperar enquanto tem em mãos um programa defeituoso.

Compatibilidade

OpenOffice é compatível com vários sistemas operacionais, enquanto que outros pacotes de escritório são feitos para operar em um só tipo de sistema operacional. Por exemplo, Microsoft Office só funciona nos sistemas da própria Microsoft, enquanto que o OpenOffice está disponível para Windows, Linux, Mac OS.

Arquivos PDF

O usuário pode salvar arquivos em formato PDF sem usar outros softwares ou plug-ins.

Abrir novos arquivos

No OpenOffice, você tem a capacidade de abrir novos arquivos de qualquer um dos programas do pacote. Por exemplo, se estiver no "Writer" e precisa abrir um documento em formato planilha, o usuário apenas vai em "Arquivo > Novo > Planilha". Em outros pacotes de programas de escritório, você só pode abrir os arquivos em seus determinados programas. OpenOffice é um programa com várias capacidades.

Maior uso da memória

Um dos problemas de usar o OpenOffice é que faz um uso maior da memória e do processador em relação a outros programas. Isso se deve ao fato de que o OpenOffice é um programa grande e multitarefa, no lugar de vários programas individuais, como é o caso de outros pacotes de escritório. Isso pode ocasionar lentidão do programa em relação aos concorrentes.

Fontes limitadas

OpenOffice tem uma variedade limitada de fontes, diferente de muitos outros softwares de escritório. Você pode adicionar mais fontes baixando e instalando no sistema.

Suporte técnico

O suporte técnico para o OpenOffice é feito por meio da comunidade de usuários e desenvolvedores. Isso pode ser uma vantagem e uma desvantagem. Ao trabalhar diretamente com os desenvolvedores, o usuário tem a vantagem de conhecer tudo de antemão. O problema surge quando essas pessoas podem não ter as respostas ou tempo para localizar atender as dúvidas do usuário e, assim, fica por lidar com o problema por conta própria.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível