×
Loading ...

Prós e contras do spray de espuma de vedação

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A espuma em spray é um material de calafetação. Ela pode ser aplicada em fendas e orifícios, onde se expande formando uma vedação resistente ao ar e à umidade. Essa vedação pode ajudar a economizar dinheiro em aquecimento ou resfriamento do ambiente. Pode também proteger construções de pestes e mofo. A espuma em spray é bem mais cara do que uma vedação tradicional como fibra de vidro e pode causar uma certa bagunça se escorrer pelas fendas e buracos antes de secar.

Uma casa com bom isolamento térmico proporciona economia nas contas de energia (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Definição

A espuma em spray é um substituto químico dos métodos tradicionais de calafetação como a fibra de vidro. O agente químico fica armazenado no frasco e pode ser pulverizado em paredes, buracos e fendas com um tipo especial de aplicador. Depois, ele se expande e seca, formando uma barreira. Essa barreira mantém o calor do ar dentro do local, mantendo casas aquecidas e diminuindo as contas de calefação. A espuma também pode ser usada para tapar vazamentos ou suplementar a vedação já existente.

Loading...

Processo

Existem vários tipos de vedação de espuma em spray, muitos com o benefício de incluir substâncias não agressivas ao meio ambiente e não tóxicas. Espumas em spray são uma combinação de um polímero e um agente espumante em forma líquida que pode ser pulverizada por um bico de spray. Quando encontra oxigênio, o líquido se expande e transforma-se em espuma, alcançando até 100 vezes seu tamanho original antes de secar como uma massa de bolhas de polímero. A espuma pode ser tanto de células abertas -- que é mais leve mas não veda tão bem -- quanto de células fechadas -- que é mais densa e protege mais. Se a espuma for usada para vedar toda a casa, geralmente deve ser aplicada no momento da construção das paredes e deixada secar antes da aplicação do gesso.

Benefícios

A vedação tradicional de fibra de vidro é colocada em camadas e, embora possa cobrir uma área ampla, deixa falhas e fendas por onde o ar pode escapar, o que abaixa a temperatura do local. A vedação de espuma em spray se expande naturalmente para fechar as falhas e não deixa aberturas, mantendo mais eficientemente o ar do lado de dentro e o local mais quente, o que diminui as contas de calefação ou refrigeração. A espuma também evita o acúmulo de umidade, diminuindo a incidência de bolor e mofo, além de tornar mais difícil que insetos ou outras pragas entrem no local. A espuma em spray é não somente durável mas também muito adesiva, ou seja, adere firmemente às superfícies.

Considerações

Por expandir-se tanto e ser tão adesiva, a espuma em spray requer trabalho adicional de limpeza após a aplicação. É preciso raspá-la se cair em tomadas ou aberturas que não possam ser fechadas. Se a espuma for aplicada em uma construção já pronta, em geral será preciso retirar o excesso daqueles lugares em que não deveria entrar. Se muita espuma for aplicada, a integridade da parede pode ser comprometida. A espuma em spray é, portanto, um processo técnico, e você terá de contratar alguém para aplicá-la em larga escala, o que soma um maior custo ao orçamento. Os defensores da espuma em spray alegam que o alto custo de aplicação é compensado pelo dinheiro que se economiza por ter boa vedação após vários anos de uso.

Usos

A espuma em spray é usada em casas já construídas em pequenas quantidades para selar falhas ou fendas em volta de janelas ou em forros. Também pode ser usada para selar uma nova parede ou adição à casa. A espuma é mais comumente usada como vedação geral em casas recém-construídas ou em edifícios oficiais que usam estrutura de aço, onde os proprietários não se preocupam tanto com aparência quanto com a utilidade.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...