Prós e contras de uma tornozeleira para torções

Escrito por lani johnson | Traduzido por wladimir d. uszacki
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Usar uma tornozeleira é uma boa ideia quando se torce o tornozelo, mas a melhor condição é ter músculos fortes. Isso faz parte do protocolo PRICE (sigla em inglês para proteção, repouso, gelo, compressão e elevação) para torções agudas. A tornozeleira pode apoiar a articulação lesada e mantê-lo em pé. A tornozeleira vem em duas variedades -- rígidas e de compressão.

Outras pessoas estão lendo

Tornozeleira rígida

A tornozeleira rígida praticamente imobiliza a articulação do tornozelo, uma vantagem especial durante as primeiras horas após a lesão. Uma desvantagem é que nem sempre uma dessas pode estar imediatamente disponível.

A rígida vem em várias formas. Cada modelo oferece um apoio lateral substancial, o que é uma coisa boa. A principal desvantagem é que podem mascarar os sinais de lesões mais graves. Se você acha que precisa de um suporte rígido, consulte um médico.

Tornozeleira de compressão

Uma tornozeleira de compressão também restringe a mobilidade articular, embora menos que uma rígida. Por outro lado, a maioria das casas têm uma ou duas à mão. Assim que puder, envolva o seu tornozelo com uma tornozeleira de compressão depois que torcer. Ela estabiliza ligamentos sobrecarregados ou rasgados (protegem) e ajuda a limitar o inchaço (compressão). Tente manter a tornozeleira pelas primeiras 48 a 72 horas.

Elas vêm como tiras elásticas simples, de tecido elástico na forma de um tornozelo, artifícios que o laceiam para ajustar a compressão e meias de pressão com furo no calcanhar. É fácil e indolor colocar uma faixa elástica em torno de uma articulação dolorida.

Outra mais fácil de aplicar é a tornozeleira de laço, o que dá mais apoio do que uma mera tira elástica, mas também é mais pesada, e pode ser oferecida em uma variedade de tamanhos. Embora disponível em muitas farmácias, é pouco provável que tenha em casa na primeira vez que alguém torcer um tornozelo.

Outro tipo é tornozeleira é a de tecido com formato de tornozelo; pode doer para colocar, mas aplica a pressão nos ângulos corretos. Não há mistério sobre como vesti-la, mas se o tornozelo estiver muito inchado ou o pé for muito grande ou pequeno, ela pode não caber.

A tornozeleira de meia é semelhante mas dá um suporte muito leve, o que não é bom durante os primeiros dois a três dias da lesão. Use-a para evitar torcer novamente o tornozelo após se curar completamente. Sua vantagem notável é que se encaixa em muitos calçados. Todas as outras tornozeleiras só cabem em calçados comuns e esportivos com dificuldade ou não cabem.

Na hora da lesão

Recomenda-se não apertar o tornozelo lesionado com tanta força para não restringir o fluxo de sangue. Além disso, não continue suas atividades normais. Um ligamento sobrecarregado também requer repouso e redução da inflamação (gelo e elevação). Finalmente, não use a tornozeleira enquanto dorme, a menos que seu médico aconselhe-o a fazê-lo, pois pode não perceber se estiver muito apertada.

A tornozeleira é prejudicial?

Você pode aguentar a dor e inchaço após uma torção, mas não deixe que o relativo conforto de uma tornozeleira faça-o ignorar sinais de novas lesões. Se a dor persistir consistente após uma ou duas semanas, se o inchaço vermelho continuar ou se você desenvolver uma febre, consulte um médico.

Não use a tornozeleira por muito tempo. Usá-la pode tornar-se um ciclo em que os ligamentos torcidos e tecidos circundantes enfraquecem. Isso pode levar a uma redução permanente na amplitude de movimento, perda de equilíbrio e inflexibilidade. Um ou mais destes fatores aumentam a possibilidade de uma nova lesão.

Além disso, não volte muito rapidamente para uma atividade que forçam muita carga (por exemplo, caminhadas), equilíbrio (ballet) ou torce as pernas repentinamente (como basquete). A tornozeleira pode deixar essas atividades possíveis, mas, a longo prazo, é melhor deixar a torção curar primeiro.

Reabilitação

Tire a tornozeleira de vez em quando, após os primeiros dias e comece exercícios de alongamento, fortalecimento e equilíbrio apropriados. É provável que o tornozelo fique novo em folha em pouco tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível