Como se prostrar no budismo

Escrito por alyson paige | Traduzido por mariana mello de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como se prostrar no budismo
O ato humilde de prostrar-se lembra o budista que ele não é o ser mais importante em toda a realidade (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Quando os budistas realizam prostrações (curvam-se perante seus símbolos sagrados), eles silenciosa e fluidamente proclamam as crenças budistas centrais. Para eles, prostrar-se é praticar uma das Três Joias do budismo. O "dharma" (termo sânscrito que significa "aquilo que sustenta") é o caminho para a iluminação. O ato humilde de prostração lembra o budista que ele não é o ser mais importante em toda a realidade. Os seguidores dessa religião realizam prostrações por uma série de razões. Esses atos compreendem colocações e gestos específicos.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Técnicas budistas de prostração

  1. 1

    Realize prostrações perante imagens sacras durante o zazen (tipo de meditação budista) e sempre que o ato lhe parecer apropriado. De acordo com Gan Starling, professor e escritor budista, os seguidores dessa religião se prostram diante de imagens exibidas em altares. Faça isso ao entrar ou se retirar de um cômodo. Os budistas prostram-se diante de seus professores. Durante a meditação, muitos budistas seguem o exemplo de seu guia. Ao ler os textos sagrados, faça prostrações, mesmo quando estiver sozinho. Realize esses atos em grupos de três. Você pode realizá-los quantas vezes e por quanto tempo quiser. Decida com antecedência quantos você quer fazer.

  2. 2

    Posicione os pés e mãos adequadamente. Mantenha seus pés ligeiramente abertos. Posicione seus dedos apontando para a frente. Coloque as palmas das suas mãos ligeiramente em concha. Starling descreve o gesto como se estivesse segurando uma das Três Joias do budismo: o Buda ("O Iluminado"), o Dharma ("O Ensinamento") e a Sangha ("A Comunidade"). Toque as pontas dos dedo anelar e polegar, deixando um pequeno espaço aberto entre as mãos. Mantenha os dedos retos. Coloque suas mãos no nível do coração. Conforme mantém sua mão posicionada, levante-a acima da cabeça, tocando a coroa de sua cabeça. Em seguida, toque no seu rosto, na sua garganta e de volta no seu coração.

  3. 3

    Entre na próxima fase de sua prostração. À medida que se prepara para se dobrar, separe suas mãos. Você não derrubou a joia preciosa. Em vez disso, pare de imaginar que a está segurando. Dobre a cintura até o chão. Starling recomenda mover-se suavemente, não muito rápido ou devagar.

  4. 4

    Coloque as mãos em um lugar à sua frente que lhe permita curvar-se graciosamente e levantar-se com facilidade. Starling explica que você deve manter as palmas das mãos ligeiramente em concha, com os dedos voltados para a frente. Permita que os seus joelhos toquem o chão logo após suas mãos. Forme uma linha reta de sua cintura para as pontas dos dedos, viradas para baixo. Os cinco pontos (mãos, joelhos e cabeça) devem tocar o chão, nessa ordem.

  5. 5

    Levante-se imediatamente. Assim que sua cabeça tocar o chão, levante-se. Use as mãos para empurrar-se para cima rapidamente. Vá para posição de descanso em pé, com as mãos voltadas diante do coração de seu chacra. Quando executar a prostração budista, perceba que você está se curvando diante das Três Joias do budismo. Starling aconselha que você repita para si mesmo a frase: "Agora e até à Iluminação, me prostro às Três Joias".

  6. 6

    Execute uma prostração abreviada. Se você está em um grande encontro ou um espaço pequeno, pode fazer uma prostração encurtada. Starling descreve o movimento como ficar sentado ou em pé e colocar as mãos como de costume para prostração. O fator importante é colocar a sua atenção para o significado da prostração. Execute uma prostração abreviada com a intenção completa e consciente.

Dicas & Advertências

  • O filme "Sete Anos no Tibete" é uma maravilhosa fonte de exemplos de prostrações budistas tibetanas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível