O que é uma protea?

Escrito por dan ketchum | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma protea?
Plantas protea fazem belos centros de mesa (Sugarbush Blossom image by Karl Keller from Fotolia.com)

A Protea, uma espécie diversa de plantas com flores também conhecida como arbustos de açúcar, existe desde os tempos pré-históricos. Estes distintos arbustos apresentam enormes bulbos rodeados por pétalas finas e coloridas. Apesar da protea ser nativa da África do Sul e Austrália, jardineiros americanos conseguem cultivar essas belas plantas com um pouco de cuidado, adicionando um charme em destaque a qualquer jardim.

Outras pessoas estão lendo

Básico

Apesar de uma grande "flor" definir a aparência das plantas protea, na verdade não é apenas uma única flor. As folhas finas com formato de pétalas cercam um conjunto de flores pequenas tubulares, dando à planta uma aparência de um enorme botão de flor. A protea cresce na vertical, em hastes, atingindo tamanhos de alguns centímetros até 7 metros, e normalmente apresentam variedades de folhas – ou pétalas – rosa claras, vermelhas, amarelas e laranjas próximas à parte de cima. As folhas ao longo da haste variam de finas e com textura de couro a espinhosas, em tons verdes e cinzas.

Tipos

Cerca de 330 espécies de protea crescem nativamente na África do Sul. As plantas protea em sua maioria se dividem em três gêneros: Protea, Leucadendron e Leucospermum. As cabeças frutificadas e folhas brilhantes definem as plantas do gênero Protea e Leucadendron, enquanto as do tipo Leucospermum apresentam múltiplas flores vívidas. As variedades populares de protea incluem a "pink and spiky king " (Protea cynaroides), a "red and fuzzy pink minka" (Protea nerifolia) e a "funnel-shaped red sugar busho" (Protea repens).

O que é uma protea?
As Proteas têm centenas de formas, cores e tamanhos (protea image by Anna Polishchuk from Fotolia.com)

Cultivo

Elas prosperam em climas moderados com pouca umidade. Esta planta exótica floresce em solos arenosos bem drenados com um pH entre 5 e 6 e baixo conteúdo de fósforo. O solo deve permanecer úmido, mas não encharcado. Deve-se podar as plantas protea colhendo seus frutos maduros. Isso ajuda a prevenir doenças e controlar o crescimento das folhas. A protea responde bem a fertilizantes com liberação lenta e pouco fósforo aplicado cerca de três vezes ao ano.

O que é uma protea?
Deixe a protea aparentando boa saúde com o cuidado adequado (nutan image by Bart van der Putten from Fotolia.com)

Considerações

A protea precisa de solo preparado sem raízes ou capins. Geadas e temperaturas extremamente altas podem danificar as folhas de algumas plantas protea, especialmente as do gênero Leucadendron e Leucospermum. A exportação de protea não era popular até o meio de 1980, então você talvez tenha que procurá-las em lojas de jardinagem especializadas e viveiros, no normalmente vêm em vasos. O fungo Phytophthora, conhecido como "podridão", normalmente afeta a protea. Previna a infecção plantando a protea apenas em solos preparados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível