Mais
×

Proteção caseira contra pulgas e carrapatos para cães e gatos

Atualizado em 17 abril, 2017

A maioria dos medicamentos - sem receita médica - contra pulgas e carrapatos é eficaz e útil mas muitos cães e gatos são alérgicos aos componentes dessas soluções. Se este for o caso do seu animal de estimação, as soluções caseiras naturais podem ser uma excelente alternativa aos produtos industrializados. Usando vários itens que você tem em casa, é possível fazer um spray eficiente contra pulgas ou um bom repelente de carrapatos para o seu mascote.

Mantenha pulgas e carrapatos longe do seu animal de estimação (Getty Images)

Spray contra pulgas

A eliminação de pulgas com produtos de marca pode custar caro, então, por quê não tentar algumas soluções caseiras antes de gastar tubos de dinheiro? A primeira opção envolve a mistura de vinagre branco com uma quantidade igual de água em um borrifador. Para usá-la em seu animal de estimação, pulverize-a uniformemente sobre a pelagem e friccione a pele com os dedos. Tenha cuidado para que o produto não respingue nos olhos do animal. O cheiro do vinagre é desagradável e a água é fatal para as pulgas, tornando esta uma solução confiável.

A segunda opção é ferver 1L de água destilada e despejá-la sobre limões em uma tigela de vidro temperado. Deixe os limões de molho durante a noite. Aplique a solução com uma bola de algodão, esfregando levemente sobre a pelagem do animal entre as omoplatas, costas, parte inferior do pescoço e barriga. Não molhe o seu animal de estimação. O ácido cítrico dos limões trazidos à tona pela água quente irá repelir as pulgas, de acordo com o site Bright Hub.

Repelente de carrapatos

Os carrapatos podem transmitir uma série de doenças, mas a pior delas é a doença de Lyme. Tanto seres humanos quanto animais podem contrair essa doença, mas ela pode ser extremamente grave nos animais, em particular. Esta solução contra carrapatos pede duas colheres de sopa de óleo vegetal ou óleo de nozes e de dez a 25 gotas de óleo de gerânio rosa, que pode ser comprado em lojas de nutrição ou on-line. Misture em um frasco e agite. A mistura funciona para seres humanos, cães e gatos. Para aplicar, passe um pouco sobre a pelagem ou a roupa, tendo o cuidado de evitar os olhos. Essa receita rende cerca de duas colheres de sopa e pode durar até seis meses sem uso, de acordo com o site Care2.com.

Prevenção de pulgas e carrapatos

O melhor remédio é a prevenção. Para evitar que as pulgas se instalem em sua casa, aspire com frequência carpetes e tapetes, lavando-os de vez em quando. Além disso, lave toalhas e lençóis, higienize o tecido dos sofás e móveis e esfregue o chão. Um ambiente limpo não é hospitaleiro para pulgas. Examine periodicamente seu animal de estimação para observar a presença de pulgas e tentar detectar logo o problema antes que os insetos invadam o ambiente.

Os carrapatos não costumam ficar dentro de casa, mas acontece. Se você notar a presença de carrapatos em sua casa, borrife o ambiente com um spray contra pulgas e carrapatos, que pode ser encontrado em pet shops. Além disso, lave as roupas de cama do seu animal de estimação e banhe-o com frequência.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article