Como proteger concreto recém-finalizado da água da chuva

Proteja o concreto da chuva, para evitar o surgimento de imperfeições

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Depois de raspar uma superfície de concreto, é importante não permitir que ela molhe, para que possa secar e adquirir força total. Caso o concreto não se encontre totalmente seco e uma chuva esteja a caminho, tome imediatamente medidas para protegê-lo, até que a chuva diminua. Concretos desprotegidos podem desenvolver depressões e ondulações de gotas de chuva e, além disso, chuvas fortes são capazes de deteriorar a composição do concreto. Uma proteção adequada pode ser obtida com materiais padrão de trabalho.

Instruções

Step 1

Estique a folha ou a serrapilheira de polietileno sobre toda a área de concreto molhado, fazendo-a estender-se entre 15 cm e 30 cm além das bordas, de modo a evitar que respingos de chuva entrem em contato com ele. Certifique-se de que nenhuma parte do concreto encontre-se exposta.

Step 2

Posicione tábuas de madeira ou tijolos em torno do perímetro do plástico (folha de polietileno) ou da serrapilheira, para impedir que ela voe devido aos ventos fortes que podem ocorrer juntamente com a chuva.

Step 3

Espere até que a chuva passe e remova a cobertura do concreto imediatamente, para permitir que o concreto continue com o processo de secagem.

Step 4

Examine a superfície de concreto para ver se há, apesar das precauções, água da chuva acumulada nela. Se houver, remova-a usando uma vassoura, tocando com as cerdas apenas superficialmente no concreto. Permita que toda a água evapore completamente da superfície, antes de prosseguir com o processo de instalação ou a continuação dos trabalhos de construção.

eHow Brasil
×