Como proteger um documento de Word para que só o autor possa alterá-lo

Escrito por darrin koltow | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como proteger um documento de Word para que só o autor possa alterá-lo
Restringir as edições em um arquivo de Word a uma pessoa facilita o acompanhamento das alterações no texto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O programa Microsoft Word oferece alguns métodos para que apenas o autor de um documento possa editá-lo. Um deles é o uso de uma opção particular na hora de salvar o documento. Outro envolve o uso de uma das ferramentas de revisão e marcação. Esses métodos variam no teor de controle que o proprietário tem sobre a segurança do arquivo. Variam também nos elementos que o Word apresentam àqueles que não possuem permissão para editar um documento. Compreender como configurar o Word para que apenas os autores de um arquivo possam editá-lo garantirá que apenas as mudanças autorizadas serão feitas no documento.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Opção de salvar

  1. 1

    Abra qualquer arquivo Word, em seguida aperte as teclas "Alt" e "F" juntas. Continue pressionando essas teclas e pressione agora a tecla "A". Você verá na tela a caixa de diálogo "Salvar Como".

  2. 2

    Clique em "Ferramentas" na parte baixa da caixa de diálogo e, em seguida, em "Geral" para ter acesso à caixa de diálogo de segurança.

  3. 3

    Digite uma senha na caixa de texto chamada "Modificar" e, em seguida, deixe marcada a opção "Somente leitura".

  4. 4

    Clique no botão "OK" e, em seguida, digite novamente a senha que acabou de digitar, na nova caixa de diálogo que apareceu. Clique em "OK" para fechar todas as caixas de diálogo e instalar a senha. Esse passo e o passo anterior dirão ao Word para solicitar a senha de edição do documento a quem quer que tente modificá-lo.

  5. 5

    Pressione ao mesmo tempo "Ctrl" e "F4" para fechar o documento; em seguida, pressione "Alt" e "F" ao mesmo tempo. Pressione "1" para reabrir o documento. O Word mostrará uma caixa de diálogo solicitando a senha de edição do documento.

  6. 6

    Digite uma senha diferente da outra com a qual salvou o documento e, em seguida, pressione "OK". O Word apresentará uma mensagem rejeitando a senha e negando acesso ao documento.

  7. 7

    Clique no botão "Somente leitura". O Word abrirá o documento e mostrará a indicação "(Somente leitura)" na barra de título, no alto da tela.

  8. 8

    Faça as alterações que desejar no documento e, em seguida, aperte "Ctrl" e "S" para começar a salvar o arquivo. O Word mostrará a caixa de diálogo "Salvar como", que confirma que você não poderá modificar o documento original.

    Ferramenta de revisão

  1. 1

    Abra qualquer documento Word e clique em "Revisão", no cabeçalho.

  2. 2

    Clique no botão "Proteger", que está no painel "Proteger". Clique em "Restringir a edição", item que está no menu.

  3. 3

    Selecione a opção "Permitir", sob o cabeçalho "Restrições de edição".

  4. 4

    Clique no item "Formulário" na lista "Restrições de edição". Esse comando dirá ao Word que se está tratando o documento como um formulário. Ao fazer isso, conseguirá proteger o documento de maneira que não poderia se ele não fosse um formulário. Tratar um arquivo como um formulário não muda a natureza do documento. Você ainda poderá alterá-lo como alteraria qualquer documento Word.

  5. 5

    Clique no botão "Começar a aplicar" sob o cabeçalho "Aplicação". Ao ser solicitado, digite uma senha.

  6. 6

    Clique em qualquer parte do documento. O Word não posicionará o cursor de inserção sobre o ponto em que você clicou, mas manterá o cursor no início do documento. Pode-se passar o cursor sobre o documento para lê-lo, mas não poderá efetuar qualquer mudança.

  7. 7

    Clique no botão "Parar a proteção" e, em seguida, digite a senha que digitou antes. Agora, conseguirá editar o documento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível