Mais
×

Como proteger eletrônicos de PEMs

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um pulso eletromagnético (PEM) é a energia que um dispositivo ou explosão nuclear pode emitir, e que causa danos a aparelhos eletrônicos. Esse tipo de problema em eletrônicos e outros materiais que conduzem eletricidade foi relatado em distâncias de até 1,5 quilômetros da fonte de PEM. O envio de um pulso eletromagnético pode inutilizar dispositivos eletrônicos, mas é possível protegê-los com o auxílio de uma gaiola de Faraday.

Instruções

Proteja seu celular e outros dispositivos eletrônicos facilmente com uma caixa de Faraday (cell phone image by MateiA from Fotolia.com)
  1. Reúna os dispositivos que deseja proteger de um pulso eletromagnético em potencial sobre uma mesa. Meça a área ao redor dos objetos usando a fita métrica.

  2. Encontre uma caixa plástica ou de papelão suficientemente grande para todos dispositivos e coloque-os dentro dela. Forre a caixa com jornais para evitar que os objetos se movam e feche-a. Em seguida, vede-a com fita adesiva.

  3. Cubra a caixa com o papel alumínio. Faça duas camadas para proteger o conteúdo case a primeira rasgue, e certifique-se de cobri-la completamente. Prenda o papel no lugar com fita adesiva. Você acaba de proteger seus dispositivos contra PEMs.

Dicas

  • Certifique-se de que o alumínio não entre em contato com os objetos dentro da caixa. Para proteção adicional, coloque a caixa embalada dentro de outra caixa para evitar danos ao papel alumínio.

O que você precisa

  • Folha de alumínio
  • Fita adesiva
  • Caixa de papelão ou qualquer caixa
  • Régua ou fita métrica
  • Tesoura ou outra ferramenta de corte
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article