×
Loading ...

Como proteger morangos contra animais

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Coelhos, veados, esquilos, pássaros, marmotas e outros roedores têm algo em comum: eles se alimentam de morangueiros em pomares comerciais ou jardins domésticos. Ir até seu pomar e descobrir que estas criaturas devoraram suas plantas e frutos, deixando para trás uma bagunça completa pode ser bem irritante. Por isso, adote medidas preventivas para manter estes bagunceiros fora de seu pomar sem machucá-los ou matá-los.

Instruções

Proteja seus morangos contra animais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Monte um espantalho em seu pomar de morangos para inibir os invasores e pragas voadoras evitarão a área. Dependendo de sua preferência, compre um espantalho em uma loja de jardinagem ou faça o seu próprio, costurando uma camisa com mangas longas juntamente com calças compridas, e depois encha tudo com palha. Fixe o espantalho com arames em um mastro ou estaca, de modo que ele pareça um homem real parado em seu pomar.

    Loading...
    Arrume um espantalho (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. Coloque estacas de madeira ao redor do canteiro de morangos, sendo que as estacas devem ser de 30 a 45 cm maiores que as plantas mais altas. Espalhe redes de proteção ou malha metálica sobre os canteiros, apoiadas nas estacas e certifique-se de que os lados das malhas atinjam o chão. Coloque tijolos sobre as redes para mantê-las no lugar e evitar que pássaros entrem.

    Redes de proteção impedirão a entrada de pássaros (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  3. Coloque uma cerca ao redor do pomar para evitar a entrada de animais e, se preferir, instale uma cerca de madeira de 1,5 a 2,5 m de altura e malha metálica ou uma cerca elétrica para manter veados afastados. Inspecione a cerca com frequência procurando por aberturas ou partes estragadas e faça os reparos imediatamente. A base da cerca deve estar diretamente fixada ao solo.

    Instale uma cerca em seu pomar (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  4. Ponha alarmes ativados por movimento, aspersores, luzes ou sirenes ao redor do pomar para deter intrusos. Estes alarmes são ativados imediatamente e espantam os invasores que irão procurar abrigo em outro lugar. Alternativamente, coloque timers para serem ativados em horários diferentes do dia, especialmente quando não houver movimentação de pessoas no pomar, o que faz com que as pestes vejam uma oportunidade para devorar os morangos.

    Aspersores podem ser colocados no pomar (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  5. Pendure fitas de alumínio, pratos metálicos e fitas metálicas para controle de pássaros nos galhos de árvores e plantas próximas para assustar animais invasores, uma vez que estas fitas se agitam com o vento e refletem luz. Você pode também pendurar sacos de malha cheios de cabelo humano, alho picado ou pedaços de sabão para afastar veados.

    Mantenha pássaros e veados afastados (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)
  6. Faça um fosso de 60 cm ao redor do pomar, enchendo-o com cimento fresco para evitar que toupeiras e roedores cavem e alcancem as plantas. Ponha pedras ou lascas de pedras sobre o fosso para estendê-lo até formar um muro de 50 cm de altura para evitar a entrada de coelhos.

    A entrada de coelhos também precisa ser evitada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  7. Coloque armadilhas com nozes ou alface nos cantos do pomar para que sirvam de iscas para esquilos, roedores e coelhos. Quando forem apanhados, solte estes animais longe de seu jardim para prevenir que entrem novamente.

    Coloque armadilhas em seu pomar (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  8. Passe um spray repelente comercial especialmente formulado para deter um tipo particular de animal em seus morangueiros ou no solo, ao redor do pomar. Você podem também cultivar plantas que sejam naturalmente repelentes aos visitantes indesejados, como a calêndula, a cebolinha ou as cebolas, que espantam coelhos — as zínias e o milefólio repelem veados.

    Cebolas são repelentes naturais (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Loading...

O que você precisa

  • Espantalho
  • Camisa e calças e compridas (opcional)
  • Agulha e linha (opcional)
  • Palha (opcional)
  • Estacas de madeira
  • Rede
  • Tijolos
  • Cerca de 1,5 a 2,5 m
  • Luzes ativadas por movimento, alarmes ou aspersores
  • Faixas de alumínio, pratos metálicos de cozinha, ou fita metálica para controle de pássaros
  • Sacos de malha
  • Cabelo humano, pedaços de sabão ou alho picado
  • Cimento úmido
  • Pedras ou lascas de pedras
  • Armadilha
  • Repelente
  • Plantas resistentes a pragas

Referências

Loading ...
Loading ...