Mais
×

Como proteger ninhos de pássaros de predadores

Atualizado em 17 fevereiro, 2017

Pássaros são um belo e fascinante complemento para o ecossistema do seu quintal ou área de lazer de sua casa e, embora possam ser vistos o ano todo, eles são mais ativos na primavera, que é a época de nidificação, e seus ninhos são vulneráveis aos predadores. Muitos animais como gatos, cobras e esquilos comerão os ovos ou filhotes se eles não tiverem a proteção adequada e, se você quiser tornar seu quintal um local atrativo para aves nidificarem, é melhor pensar na proteção dos filhotes. Muitos pássaros nidificam no mesmo local todos os anos e se você conseguir dar a proteção necessária aos ninhos, você pode presenciar o crescimento de gerações no seu quintal.

Instruções

Dar proteção aos ninhos é importante para tornar seu quintal mais atrativo aos pássaros. (Bird image by marcelo aniello from Fotolia.com)
  1. Forneça casas de passarinhos para que possam ser nidificadas. Este tipo de casinha está disponível na maioria das casas de ferragens e casas de jardinagem, e proporciona um abrigo seguro onde os pássaros podem criar seus filhotes. estas casas podem ser montadas sobre poleiros ou serem presas em árvores.

  2. Instale proteção contra predadores nas casas de passarinho ou nas árvores com ninhos, estas proteções são normalmente feitas de metal ou madeira e podem ser pregadas na árvore, no poleiro ou na própria casa de passarinho e evitam que os predadores alcancem o ninho, impedindo que gatos, guaxinins, esquilos, cobras e outros animais atrapalhem a vida dos passarinhos. Essas proteções estão disponíveis em lojas de jardinagem em vários tamanhos e formatos.

  3. Mantenha seus gatos dentro de casa, fechando as portas durante a época de nidificação e, se não conseguir manter seu gato dentro, coloque um sino em sua coleira para avisar os pássaros quando ele se aproximar dos ninhos.

  4. Esfregue pimenta caiena nos poleiros para evitar que cobras escalem.

  5. Cubra as paredes internas da casinha com sabão em barra, a fim de evitar que insetos depositem ovos nas frestas. Mas atenção, faça isso após a época de nidificação para não atrapalhar a vida dos passarinhos.

  6. Plante plantas nativas e árvores no quintal para fornecer cobertura vegetal e proteção contra predadores, além de aumentar o espaço para ninhos e oferecer material para a construção do mesmo.

O que você precisa

  • Casa de passarinho
  • Proteção ou repelente de predadores
  • Coleira com sino
  • Pimenta caiena
  • Barra de sabão
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article