×
Loading ...

Como proteger o ouvido de um bebê da água

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A infecção de ouvido externa mais comum é a otite externa, ou "ouvido de nadador", que ocorre quando a água não escorre completamente do canal auditivo. A otite média é uma infecção do ouvido médio que ocorre no interior do tímpano e não resulta da exposição à água. Essa é inevitável​​, mas é possível reduzir o risco de infecções externas mantendo secos os canais do ouvido do seu filho. Não há perigo em deixar que as orelhas do seu filho sejam molhadas, mas é importante que não permaneçam assim por muito tempo.

Instruções

Previna infecções de ouvido no seu bebê mantendo suas orelhas secas (swim baby in bath image by Pavel Losevsky from Fotolia.com)
  1. Lave as orelhas do seu bebê corretamente e com frequência. Use uma toalha de rosto úmida para lavar em torno das áreas externas das orelhas gentilmente com um sabonete para bebê e água morna. Molhe-a novamente e lave com cuidado as dobras no interior da orelha. Tome cuidado para que nenhuma parte do pano entre no canal auditivo estreito.

    Loading...
  2. Vire a cabeça do bebê para um lado para permitir que a água escorra do canal auditivo. É essencial escorrer a água que entra nesse local. Depois que o processo estiver finalizado, vire a cabeça dele para o outro lado para escorrer a água do outro ouvido.

  3. Use um cotonete para absorver a água escorrida sem passá-lo dentro do canal auditivo. Pressione levemente a sua ponta contra a parte inferior da área externa do canal auditivo enquanto inclina a cabeça do bebê para o lado.

  4. Seque a parte externa da orelha e as dobras do ouvido externo com uma toalha macia.

Loading...

Dicas

  • Não use protetores de ouvido para manter a água fora dos ouvidos do seu bebê a menos que isso tenha sido recomendado por um médico. O líquido entrando nos canais auditivos não causará qualquer dano ao bebê, desde que ele seja escorrido após uma submersão, como depois de nadar.

Aviso

  • Nunca insira nada dentro dos canais auditivos do bebê, incluindo cotonetes. Os tímpanos são muito delicados, principalmente nas crianças, e rompê-los ou danificá-los pode resultar em surdez parcial ou completa. Os cotonetes também podem empurrar cera e outros materiais mais fundo no canal auditivo, onde eles podem reter água e levar a uma otite externa.

O que você precisa

  • Toalha de rosto
  • Sabonete para bebê
  • Cotonetes
  • Toalha macia

Referências

Loading ...
Loading ...