×
Loading ...

Como proteger pisos laminados contra a umidade

Atualizado em 20 julho, 2017

Pisos laminados não são apenas atraentes, fazendo os convidados pensarem que o chão sob os seus pés é, de fato, um piso de madeira. É uma surpresa descobrir que madeira não é usada em pisos laminados e que o proprietário não precisa se dedicar tanto na manutenção. Contudo, um elemento pode rapidamente arruinar esse piso: a umidade. Por esse motivo, é preciso criar uma barreira contra ela.

Os pisos laminados precisam de uma barreira contra a umidade (Floor image by Einar Bog from Fotolia.com)

O que é um piso laminado?

O piso laminado é fácil de instalar, além de ser reconhecido pela durabilidade e versatilidade. De início, ele parece ser um piso normal de madeira; contudo, a madeira sólida não é usada durante a sua construção. Os materiais são compressados sob enorme pressão para formar o laminado, seguido de uma camada de protetor contra a umidade. Após a compressão, uma imagem de alta resolução de madeira verdadeira é fixada dentro de uma resina transparente e durável, para proteger o piso e mantê-lo sempre brilhante e novo.

Loading...

Benefícios do piso laminado

Uma vantagem do piso laminado é o seu preço e, além de promover durabilidade e fácil manutenção, é bastante semelhante a um piso de madeira. Contudo, em certos cômodos da casa, a umidade pode entrar no piso e causar danos. É aí que entram as barreiras contra umidade.

A barreira contra umidade primária

Os pisos laminados são feitos com uma barreira primária contra a umidade para cômodos como salas de jantar, salas de estar e quartos. Essa camada à prova de umidade é colocada no fundo de um piso de painel de fibras de alta densidade (HDF). Contudo, ela não fornece proteção total sobre o concreto e em áreas úmidas, como um porão. Portanto, é necessária uma segunda proteção.

A barreira contra umidade secundária

Embora os pisos laminados sejam feitos com uma barreira primária contra umidade, cômodos úmidos, como porões, pisos de cimento e até mesmo veículos recreativos (como trailers) precisam de uma proteção adicional. Essa segunda barreira, também conhecida como camada inferior, é vendida em rolos de polietileno e instalada antes do piso. Algumas dessas camadas contam com benefícios extras, como acolchoamento e isolamento acústico. Barreiras de vapor também podem ser instaladas sobre azulejos ou linóleos.

Avisos

A maioria dos fabricantes não recomenda instalar pisos laminados em lugares úmidos, como lavanderias, cozinhas e banheiros. A umidade da superfície do piso pode danificar tanto quanto a inferior.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...