A proteína Whey pode ser tomada todos os dias?

Escrito por rachel nall | Traduzido por valéria magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A proteína Whey pode ser tomada todos os dias?
Proteína Whey em pó (MvanBuul/iStock/Getty Images)

A proteína Whey é criada a partir do soro do leite, um subproduto usado para fazer queijo. Devido à sua composição de propriedades anti-inflamatórias para o corpo, muitas pessoas consomem o Whey em três formas diferentes: concentrado (que contém uma grande quantidade de lactose), isolado (que tem um sabor suave) e hidrolisado ​​(que tem um gosto amargo). Além de propriedades anti-inflamatórias, essas proteínas têm uma grande quantidade de aminoácidos de cadeia ramificada, que são úteis na construção de músculos.

Outras pessoas estão lendo

Efeitos secundários potenciais

Ainda que a proteína do soro do leite tenha vários efeitos positivos sobre o corpo, ela pode causar efeitos negativos quando consumida em excesso. Consumir muita proteína e poucos carboidratos ou fibras pode deixar o corpo em um estado chamado de cetose, o que faz com que as cetonas se acumulem no sangue. Isso afeta o corpo de várias maneiras. Ele entra em um "modo de fome", que aumenta a resistência à insulina e intolerância à glicose. Os rins também tem que trabalhar horas extras para livrar o corpo de nitrogênio, que pode causar efeitos colaterais como tonturas, dores de cabeça e dificuldade de concentração. O excesso de consumo de proteínas também pode sobrecarregar os rins.

Quanto é muito?

Ainda que a proteína seja prejudicial quando tomada em excesso, ela não é perigosa quando consumida nas quantidades corretas todos os dias. Um fisiculturista médio consome de 0,88 a 1,00 g de proteína de soro de leite por dia; no entanto, esta é muitas vezes dividida ao longo do dia, de modo a não sobrecarregar os rins e o fígado de uma só vez e trabalha para compensar as exigências incomuns do corpo de um fisiculturista. Consumir mais do que essa quantidade de proteína é considerado uma ação perigosa e, na verdade, tem um efeito adverso sobre o corpo. A maioria das pessoas, incluindo atletas de elite, não consome mais de 25 g de proteína de soro de leite, além de sua proteína da dieta, por dia.

Calculando a quantidade segura de ingestão diária da proteína Whey

A quantidade adequada de ingestão de proteína por dia (para todos os tipos de proteínas combinadas, não se limitando apenas à proteína de soro de leite) depende tanto de seu nível de atividade quanto seu peso corporal. Embora o cálculo da quantidade de proteína seja seguro, é importante também beber muita água, o que pode ajudar a reduzir os efeitos sobre os rins e fígado.

Escolha um nível de atividade que melhor descreve você. Em seguida, multiplique o número pelo peso do corpo para determinar quantos gramas de proteína você deve consumir -- para informações nutricionais sobre a proteína de soro de leite e outras fontes de proteína, use os rótulos nutricionais para obter a medida em gramas (este gráfico é baseado em recomendações da Northwestern Health Sciences University e da Clínica Cleveland, e se aplica a homens e mulheres): 1) inativo -- 0,4 vezes o peso corporal; 2) praticante ocasional -- 0,5 a 0,75 vezes o peso corporal; 3) atleta adulto -- 0,6 a 0,9 vezes o peso corporal; 4) atleta adolescente -- 0,8 a 0,9 vezes o peso corporal; 5) adulto construindo de massa muscular -- 0,7 a 0,9 vezes o peso corporal; 6) atleta com restrições de calorias -- 0,8 a 0,9 vezes o peso corporal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível